BrasilândiaNotícias

BrasilândiaNotícias

Confúcio Moura celebra aprovação de projeto que cria o Dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares

Publicado 24/08/2021
Atualizado 24/08/2021

Foto: Assessoria

Na segunda-feira (23/08), durante o debate na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal que aprovou o projeto de Lei nº 482/2017, de autoria de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), sob relatoria de Paulo Paim (PT-RS), que determina que o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, seja declarado como feriado nacional, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) afirmou que o projeto é de uma importância histórica incontestável.

Confúcio Moura enfatizou que há 133 anos ocorreu a abolição da escravatura no Brasil, no entanto, como a história registra, a abolição veio, mas não veio realmente a integração do negro à sociedade. Segundo ele, os negros continuaram perambulando na pobreza, na discriminação, nos serviços mais humildes e é a grande massa de pobres do nosso País até hoje.

De acordo com o parlamentar, somente no século 21, ou seja, há pouco mais de 10 anos foi criado a Lei de Cotas raciais nas universidades, e que para a surpresa e felicidade, hoje o Brasil tem mais da metade ( 51%) dos alunos das universidades públicas brasileiras da cor negra. “Isso já é um resgate muito importante”, enfatizou.

O senador disse ainda que a criação dessa data, de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, Dia de Zumbi de Palmares, é também marcante para que se possa abrir um debate maior em nosso País nesse dia, e em todos os dias do ano, para poder buscar essa inclusão do negro. “O negro nos hospitais, o negro médico, o negro Deputado, Senador, o negro nos tribunais, ocupando os espaços nas grandes corporações. Então, esse é um trabalho tardio, mas que chega em boa hora. Como dizem muitos: “Antes tarde do que nunca”, asseverou

Em tempo

No Brasil o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20 de novembro em centenas de municípios e em cinco estados da federação, com leis próprias de reconhecimento da importância dessa data, poderá se tornar feriado nacional. Depois de passar pela CE, o projeto deverá seguir direto para a Câmara dos Deputados se não houver recurso para votação pelo Plenário da Câmara Alta.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: Assessoria