BrasilândiaNotícias

BrasilândiaNotícias

Todos os federais de RO rejeitaram proposta de quarentena a juízes, policiais e militares nas eleições
A reportagem consultou o sistema de votação da Câmara para ver como os parlamentares de Rondônia votaram na emenda da matéria.

Publicado 17/09/2021
Atualizado 17/09/2021

Foto: © Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Por 273 votos a favor e 211 contra, a Câmara dos Deputados aprovou na madrugada de hoje (16) o Projeto de Lei Complementar 112/21que força quarentena de quatro anos para juízes, policiais e militares que desejarem se candidatar a partir das eleições de 2026. A medida, criada por emenda, será incluída no novo Código Eleitoral do Brasil.

O texto trouxe pontos polêmicos, entre os quais uma quarentena maior para a candidatura de integrantes do magistrado e da segurança pública.

Segundo o PLC, juízes, membros do Ministério Público, policiais e guardas municipais terão de se afastar definitivamente de seus cargos e funções quatro anos antes das eleições. Na matéria original, era previsto cinco anos de afastamento, depois os parlamentares rejeitaram. No crivo do plenário, venceu a emenda de quatro anos.

site consultou o sistema de votação da Câmara para ver como os parlamentares de Rondônia votaram na emenda da matéria. Todos foram contrários a matéria, ou seja, Mariana Carvalho (PSDB), Silvia Cristina (PDT), Mauro Nazif (PSB), Lucio Mosquini (MDB), Léo Moraes (Podemos), Jaqueline Cassol (PP), Expedito Netto (PSD) e Coronel Chrisóstomo (PSL) pressionaram o botão do não.

A matéria segue agora para o Senado e precisará, uma vez aprovado na Casa, ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro até outubro, caso contrário não terá validade para as próximas eleições.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Reprodução/News Rondônia