BrasilândiaNotícias

BrasilândiaNotícias

Deputado Ismael Crispin quer o retorno das cirurgias eletivas para que se evite mais morte em Rondônia

Publicado 16/06/2021
Atualizado 09/02/2022

Foto: Rolim Notícias

As cirurgias eletivas no Estado de Rondônia foram suspensas desde o ano passado, em função da pandemia e do grande número de casos do Coronavírus, especialmente para se evitar mais contaminações.

  Para saber como estava essa situação, a Jornalista Gislaine Lima, âncora Programa do Rolim Notícias, entrevistou nessa quarta feira o Deputado Ismael Crispin, haja vista, que ainda em agosto de 2020 o Deputado havia feito uma solicitação ao Secretário de Estado da Saúde para que essas cirurgias fossem retornadas, e com isso evitasse a morte de mais pessoas no Estado de Rondônia.

  Para o Deputado Ismael Crispin, a paralisação dessas cirurgias tem trazido um grande transtorno no Estado, segundo o parlamentar são mais de 6 mil cirurgias represadas e o SUS não tem dado esse atendimento. É bom lembrar que o Estado de Rondônia é um dos poucos Estados da Federação que fez essa suspensão. A orientação feita pelo Deputado no ano passado seria para que não parasse, mas se necessário fosse que diminuísse, mas não deixasse de fazer.

  O Estado se preocupou muito com a pandemia e passou a dar mais atenção as questões do vírus, e se esqueceram que a população sofre de outros males, e que é necessário dar atenção também. “A pandemia mata, mas outros males também continuam matando”, disse o Deputado. Em 2021 continuou se tratando desse tema por ser relevante, teve a visita do Ministro da Saúde, que inclusive falou da importância das cirurgias seletivas, foi noticiada a volta dessas cirurgias, mas na prática não aconteceu.

  Houve uma nova discussão com o Governo de Rondônia, através da Cassa Civil, e um novo Decreto tratando da realidade das cirurgias seletivas será publicado, esse Decreto já está pronto, existem ainda algumas ressalvas, não será a totalidade, mas já terá inicio os trabalhos. “Acredito que até nessa quinta feira, 17 de junho, o Decreto já estará assinado, com algumas ressalvas, mas enfim vamos retornar com as cirurgias eletivas em Rondônia”. Disse o Deputado Ismael Crispin.

Veja a entrevista completa abaixo:

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: