Preciso consultar o número do benefício INSS, o que eu faço?
Aprenda a consultar o número do beneficio do INSS

Publicado 18/05/2022
A A

O número do benefício INSS é muito importante para identificar cada beneficiário evitando fraldes, pois todo aposentado, pensionista ou quem recebe qualquer auxílio da Previdência possui um número de identificação de segurado. 

Quando seu benefício é aprovado, você recebe uma carta de concessão ou liberação do benefício em sua casa nela consta o seu numero de beneficiário, porém algumas pessoas não recebem essa carta ou já não a tem mais.

Preciso saber qual é o meu número do benefício INSS, o que eu faço? Se você não tem acesso a sua carta de concessão e precisa saber seu número vamos te mostrar 3 formas de descobrir.

Acessando o Meu INSS
O Meu INSS é o portal de serviços digitais da Previdência Social que disponibiliza gratuitamente diversas opções para os cidadãos.

No total, são mais de 96 serviços no site do Meu INSS. A plataforma tem sido essencial para agilizar os atendimentos das agências físicas. Acessar extratos, solicitar benefícios, dentre outros serviços podem ser feitos pelo Meu INSS. 

Para consultar o número do benefício pelo Meu INSS, basta fazer seu login ou criar um conta gov.br, pronto! O Número do Benefício constará na página inicial.

Caso você ainda não tenha acessado o Meu INSS e precise criar uma conta, siga o passo a passo:

  • Acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo no seu celular Android, ou iOS;
  • Clique na opção “Entrar com gov.br”;
  • Para criar sua senha primeiro digite seu CPF, nome completo, telefone e e-mail;
  • Valide seus dados pessoais pedidos anteriormente para continuar o cadastro no Meu INSS;
  • Será preciso confirmar sua conta por e-mail ou SMS para finalizar o cadastro;
  • Pronto, basta adicionar novamente seu CPF e a senha que será utilizada sempre que for acessar sua conta.

Pelo telefone e agências do INSS

Para fazer a consulta pelo telefone basta ligar no número 135 informar o número do CPF e outros dados, conforme necessário, para verificação da identidade e pronto.

A Central 135 funciona 24 horas, durante toda a semana, em todo o país. Para falar com um atendente, o usuário deve ligar das 7 às 22h (horário de Brasília), de segunda-feira a sábado. Telefonar de um aparelho fixo ou público é de graça. De um celular, o custo é de uma ligação local.

Indo até as agências INSS, presencialmente também é possível consultar o Número do Benefício do INSS, mas é preciso ter em mãos e apresentar o CPF.

Consultando o PIS/PASEP 
Outra forma de consulta ao número do beneficio do INSS é através do PIS/PASEP, isso porque em alguns casos o NB é o mesmo do PIS/Pasep.

Para consultar basta pegar seu Cartão Cidadão, a sequência numérica será apresentada sempre abaixo do nome do titular do cartão e estará vinculado ao CPF (Cadastro de Pessoa Física) do titular do benefício.

Fique ligado!

Quer receber nossas notificações?