Estudante de Colorado é uma das 20 pessoas de Rondônia que chegaram à segunda fase da Olimpíada de Biologia

Por Redação
Publicado 19/05/2022
Atualizado 19/05/2022
A A

Aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, está entre os 20 estudantes que alcançaram a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (XVIII OBB). O tema deste ano é “Desafios e possibilidades na erradicação de doenças negligenciadas”, e de Rondônia participaram da primeira fase 6.256 alunos, representando 1.093 escolas do estado. A competição é organizada pelo Instituto Butantan.

Maria Eduarda de Oliveira Crist cursa o 3º ano do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. A estudante chegou à Fase 2A, porém, não conseguiu a pontuação necessária para a Fase 2B. A conquista foi comemorada pela Professora Paulla Vieira Rodrigues, que acompanhou os participantes do IFRO Colorado. Proporcionando mais conhecimento nas áreas da Biologia e Ciência, a docente explica ser “a primeira vez que alunos do Campus Colorado participam da OBB”, ressalta Paulla.

A estudante do IFRO passou pela Fase 1, que foi composta por prova fechada, com 30 questões de múltipla escolha e nota de corte em 18 pontos, aplicada em 11 de março de 2022. Na Fase 2, a prova fechada continha 50 questões. A OBB ocorre em três fases com caráter classificatório e eliminatório. Podem participar qualquer estudante que esteja regularmente matriculado em escolas da rede pública ou privada cadastradas no Ministério da Educação (MEC).

Na 1ª fase, houve a participação total de 1.827 escolas de 751 municípios do país. Destas, 99.176 alunos em 1.827 escolas, uma média de 54 alunos por escola, avançaram para a segunda fase. Esta etapa é subdividida em duas: a Fase 2A e a Fase 2B, ambas as etapas são classificatórias e eliminatórias. A Fase 2A é composta por 50 questões de múltipla escolha, com duração máxima de 2 horas e mínima de 30 minutos. Os estudantes que obtiverem pontuação igual ou superior à nota de corte da Fase 2A participam da Fase 2B, em que a prova é composta por 30 questões de múltipla escolha teórico-práticas. O caráter dessa prova é eliminatório e classificatório para a Seletiva Internacional.

Por fim, a terceira fase se trata da Seletiva para as Olimpíadas Internacionais: na última etapa, os melhores classificados passam por uma capacitação prática, composta por provas (teórico/prática) contendo questões de múltipla-escolha elaboradas por uma equipe composta por pesquisadores e educadores do Instituto Butantan. Entre os melhores classificados, quatro estudantes (do primeiro ao quarto classificados na Seletiva da XVIII OBB) serão selecionados para representar o Brasil na XXXIII IBO, que ocorrerá entre 10 e 18 de julho de 2022, organizada pela Armênia (ibo2022.org), mais quatro estudantes (do quinto ao oitavo classificados na Seletiva da XVIII OBB) serão selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e na XVI Ibero-Americana de Biologia (OIAB), que ocorrerá virtualmente, organizada pelo Peru (em setembro). Dois estudantes (nono e décimo classificados na Seletiva da XVIII OBB) serão escolhidos como suplentes, no caso de desistência ou impossibilidade de participação dos classificados finais.

Fonte: IFRO

Fique ligado!

Quer receber nossas notificações?