Ismael Crispin impulsiona formação profissional na região da BR-429 com programa "Geração Emprego".
Deputado apontou que Rondônia é o estado com o menor índice de desemprego do Brasil

Por Redação
Publicado 11/08/2023
Atualizado 13/09/2023
A A
Foto: Redação


Na noite desta quinta-feira (10), São Miguel do Guaporé foi palco de um momento que ficará marcado na história de várias gerações. Através da mobilização do deputado Ismael Crispin, foi lançado no Colégio Claretiano o programa Geração Emprego, que irá ofertar cursos profissionalizantes para os municípios da região da BR-429.

Na oportunidade, o deputado Ismael Crispin destacou que hoje, Rondônia é o estado com o menor índice de desemprego do Brasil. “É sabemos que essa estatística só é possível graças à atuação do Governo de Rondônia que está fazendo política pública com responsabilidade. E são os nossos parceiros, através do Governo, que nos dão condições de realizar, entregar para as senhoras, para o moço, para a moça, para quem está ponta”, disse.

Segundo o deputado, o município de Seringueiras receberá curso de Corte e Costura, Informática Básica e Manutenção de Motocicletas; Nova Brasilândia do Oeste terá curso de Operador de Retroescavadeira e Informática aplicada a processos administrativos; São Miguel do Guaporé receberá cursos de Corte e Costura, Bolos e Cupcakes e Costa Marques terá turma de Informática Básica.

"Gostaria de relembrar um momento importante. Quando abordei o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e nosso vice-governador, Sérgio Gonçalves, sobre a implementação de cursos profissionalizantes na região, mencionei que, mesmo com recursos limitados como deputado estadual, estava disposto a direcionar uma emenda parlamentar para capacitar a região da BR-429. Para minha surpresa, ele sugeriu que direcionássemos o recurso a outra área, pois iria apoiar essa causa e que a pasta tinha mais de R$ 1 milhão disponíveis para esse segmento", destacou.

Representando o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e vice-governador, Sérgio Gonçalves, o Secretário Adjunto, Avenilson Trindade, apontou que por meio da mobilização do deputado Ismael Crispin e sua equipe, foi possível preencher 300 vagas.

“Eu tenho um sentimento, deputado, que a região está bem representada e unida. Então, isso é muito legal, porque isso mostra que os municípios, a população está conectada em prol do desenvolvimento da região. São Miguel tem tido um desempenho econômico muito especial, que pode, aí, em pouco tempo, se tornar um grande polo, talvez já seja o polo econômico dessa região. Isso é muito bom, porque gera oportunidade de negócios, geram novas empresas e resulta como um crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.

Avenilson Trindade, destacou que esse crescimento só é possível “quando o governo, população, associação comercial, vereadores, Câmara de vereadores, prefeitura trabalham juntos. O deputado Crispin, ele tem rodado todo o Estado e aqui estamos juntos novamente agora, anunciando um programa fantástico, que é qualificação profissional presencial”, disse.

O adjunto da Sedec, apontou ainda que a qualificação profissional vai ajudar muito no desenvolvimento de todos os municípios da BR-429. “Precisamos investir em qualificação profissional, educação continuada e ter qualidade em todas as etapas da educação para que a gente possa dar ao trabalhador a condição de ele se fixar no trabalho. É um desafio que nós estamos trabalhando e, eu tenho certeza, a gente vai manter muitas qualidades e nós vamos vencer essa etapa também”, enfatizou.

O vice-prefeito de São Miguel do Guaporé, Ronaldo da Mota, agradeceu enfaticamente o esforço e a dedicação do deputado Ismael Crispin, destacando sua contribuição tanto para o município quanto para o Estado.

“São Miguel fez a diferença, porque temos o seu mandato, nós temos a sua pessoa, que conseguiu fazer com que o Governo nos enxergássemos. Às vezes somos ingratos de não reconhecer a gratidão, aquela que pouco exige. E faço isso a você, Ismael, nosso deputado, da casa, que trabalha, que empenha junto ao Governo, que hoje é um deputado do Estado. O seu mandato tem feito muita diferença para o nosso município, a gente pode olhar as coisas, as obras que aqui acontecem e a gente tem essa gratidão, da importância do seu mandato”, finalizou. 

O evento de lançamento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da Associação Comercial de São Miguel do Guaporé, Rubens, a presidente da Associação Feminina, Dalva, a Coordenadora Geral de Trabalho, Emprego e Renda de Sedec, Tereza Cristina, o Comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Edimar, representantes da Seduc, a presidente da OAB de São Miguel, Fernanda Nascimento, o vereadores de São Miguel, Remy Cardoso, Arilson (Alemão), Edimar Crispin, vereadores de Seringueiras, Valcicleia Rufino, Tuti e Mario Cancian, de São Francisco do Guaporé, vereador Flávio Carequinha, de Nova Brasilândia, vereador Flávio Ribeiro, de Alvorada do Oeste, vereador Marcos Paulo, entre outras lideranças.