Cras realiza Campanha Setembro Amarelo, em Nova Brasilândia

Publicado 25/09/2020
A A

Em Nova Brasilândia ( RO ), o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS,  começou a Campanha Setembro Amarelo, que visa prevenir e conscientizar as pessoas sobre algo muito sério, o suicídio na cidade.

Todos os meses do ano são representados por cores alusivas ao tratamento, prevenção e conscientização dos moradores do estado de Rondônia.

No mês de setembro é utilizada a cor amarela, a qual tem o intuito de levar aos moradores de Nova Brasilândia, ações de combate não somente ao suicídio, mas também aos sintomas aparentes, como: depressão, falta de apetite, mudança no comportamento do sono, muita vontade de dormir, ou insônia, isolamento e falta de vontade de viver, podem levar uma pessoa a querer tirar a própria vida.

Com a pandemia as pessoas ficaram mais isoladas em casa e do convívio dos demais integrantes da família e dos amigos, vizinhos. 

Com isso, fica cada vez mais difícil identificar uma pessoa com depressão, sintoma mais comum de quem tenta cometer o suicídio no Brasil.

Os familiares devem ficar atentos, aos sintomas citados acima e ouvir mais seus filhos, primos, sobrinhos, pais e mães, e principalmente não julgar a pessoas.

Por outro lado, as pessoas devem procurar e aceitar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra e deixar de lado o preconceito.

Procurar um psicólogo, logo quando apresentar os primeiros sintomas depressivos ou os demais, ajuda a tratar o problema mais rápido e evitar um dano maior aos familiares e amigos.

Fique ligado!

Quer receber nossas notificações?