Profissionais da saúde em Rolim de Moura recebem orientação para manejo de possíveis casos do corona
Com objetivo de trazer orientação real e verídica de como tratar sobre a doença

Publicado 13/02/2020
Atualizado 13/02/2020
A A
Fotos: Rolim Notícias

Em Rolim de Moura (RO), profissionais da saúde receberam treinamento para o protocolo sobre o Coronavírus na manhã desta quinta-feira, dia 13, com objetivo de trazer orientação real e verídica de como tratar sobre a doença. 

“Como ele deve receber o provável suspeito na sua unidade de saúde, existe sim e a mídia fala de várias formas sobre o Coronavírus, mas nós como profissionais temos uma outra forma de ver a situação. O estado está em conjunto com Ministério de Saúde e nos falamos a mesma linguagem hoje, sendo a única forma de trabalhar. O que posso dizer para vocês hoje é que o estado de Rondônia não possui nenhum caso de Coronavírus ou suspeito. O único caso que tivemos foi de Porto Velho e já recebemos resultado da FIOCRUZ como influenza tipo B, nós trabalhamos não voltado a doença, até porque o Brasil não tem nenhum caso confirmado, então trabalhamos com a influenza”, explica a chefe do núcleo de doenças, Agevisa, Surlange Ramalhaes.

Segundo Surlange Ramalhaes, o objetivo é manter os profissionais da saúde atualizados sobre a influenza e com isso todos acabam trabalhando e se informando sobre o Coronavírus.   

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Os tipos de coronavírus conhecidos até o momento são:

  • Alpha coronavírus 229E e NL63.
  • Beta coronavírus OC43 e HKU1
  • SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou SARS).
  • MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS).
  • nCoV-2019: novo tipo de vírus do agente coronavírus, chamado de novo coronavírus, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019.

 

Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias

Fique ligado!

Quer receber nossas notificações?