Rolim de Moura
Profissionais da saúde em Rolim de Moura recebem orientação para manejo de possíveis casos do corona
Com objetivo de trazer orientação real e verídica de como tratar sobre a doença

Por Mário Jensen
Publicado 13/02/2020
Atualizado 13/02/2020
A A
Fotos: Rolim Notícias

Em Rolim de Moura (RO), profissionais da saúde receberam treinamento para o protocolo sobre o Coronavírus na manhã desta quinta-feira, dia 13, com objetivo de trazer orientação real e verídica de como tratar sobre a doença. 

“Como ele deve receber o provável suspeito na sua unidade de saúde, existe sim e a mídia fala de várias formas sobre o Coronavírus, mas nós como profissionais temos uma outra forma de ver a situação. O estado está em conjunto com Ministério de Saúde e nos falamos a mesma linguagem hoje, sendo a única forma de trabalhar. O que posso dizer para vocês hoje é que o estado de Rondônia não possui nenhum caso de Coronavírus ou suspeito. O único caso que tivemos foi de Porto Velho e já recebemos resultado da FIOCRUZ como influenza tipo B, nós trabalhamos não voltado a doença, até porque o Brasil não tem nenhum caso confirmado, então trabalhamos com a influenza”, explica a chefe do núcleo de doenças, Agevisa, Surlange Ramalhaes.

Segundo Surlange Ramalhaes, o objetivo é manter os profissionais da saúde atualizados sobre a influenza e com isso todos acabam trabalhando e se informando sobre o Coronavírus.   

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Os tipos de coronavírus conhecidos até o momento são:

  • Alpha coronavírus 229E e NL63.
  • Beta coronavírus OC43 e HKU1
  • SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou SARS).
  • MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS).
  • nCoV-2019: novo tipo de vírus do agente coronavírus, chamado de novo coronavírus, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019.

 

Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias

Fonte: Rolim Notícias

Publicado originalmente em Rolim Notícias.

Treinamento   Coronavírus   Surlange Ramalhaes   Trazer Orientação   Orientação Real   Saúde   Saúde Receberam   Rolim   Moura   Síndrome Respiratória  

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.