Falta de água potável em Guajará-Mirim causa transtornos à população

Publicado 16/04/2024
A A

A população de Guajará-Mirim enfrenta há mais de quatro dias a falta de água potável nas torneiras de suas casas. A situação, que já causava transtornos, se agravou com a confirmação da CAERD de que o problema não tem data para ser solucionado definitivamente.

Segundo a gerente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) no município, Creuzalina Ângela Ribeiro, a falta de água se deve à falta de energia no sistema de captação de água do rio Mamoré.

Para tentar amenizar a situação, a CAERD instalou um equipamento com maior vazão na captação e reforçou a equipe técnica para trabalhar na resolução do problema. No entanto, a falta de investimentos na infraestrutura da empresa ao longo dos anos, somada à instabilidade no fornecimento de energia, dificultam a normalização do abastecimento.

A população, que já convive com problemas na qualidade da água, como baixa pressão e falta de potabilidade, agora se vê obrigada a buscar alternativas para suprir suas necessidades básicas. Famílias compram água mineral, utilizam baldes para armazenar água da chuva e improvisam soluções para garantir a higiene pessoal e o consumo de água potável.