Robustas Amazônicos são matéria-prima para produtos de beleza em RO
Os Robustas Amazônicos conectaram nesta ação o empreendedorismo feminino no estado

Publicado 13/02/2020
Atualizado 13/02/2020
A A
Foto: Assessoria

Na tarde desta terça-feira, 11, foi realizado o Encontro Sabor e Beleza, com a apresentação de cosméticos naturais que têm como base cafés Robustas Amazônicos com qualidade. O evento ocorreu na Mercearia do Sabor, em Porto Velho, que também serve junto aos produtos da culinária regional os cafés especiais de Rondônia.

O público pode degustar os melhores cafés do estado, produzidos pela Família Lima, de Alto Alegre dos Parecis, e Família Bento, de Cacoal. Além de conhecer e experimentar a linha especial: Robustas Amazônicos - Beleza Natural,  produzida com cafés finos, de produção familiar e sustentável.  A Saboaria Rondônia, responsável pela produção dos produtos à base de café, também fez demonstração de outros cosméticos naturais, que têm como base a biodiversidade amazônica em suas essências.

Segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves, o café é mais que um alimento, ele faz parte de remédios, cosméticos e outros tantos produtos de uso no dia a dia e que podem também ser temas de pesquisa. "Em ações como esta promovemos a interação com públicos diversificados. São oportunidades de captarmos demandas e avaliarmos formas diferentes de inserção de produtos com os quais trabalhamos, como o café. Ganha o produtor por ter novos mercados, a cadeia como um todo e nós, pesquisadores, que podemos pensar em tecnologias para novos produtos", destaca Enrique Alves.

Para a sócia-proprietária da empresa de cosméticos, Jaqueline Tavares, a atuação com o café valoriza a cadeia produtiva regional, com foco na produção sustentável e com qualidade. "Isso resulta em excelência para os nossos produtos da linha de café, que nos cosméticos traz benefício tanto para pele como capilar", comenta Jaqueline.

O envolvimento da Embrapa no fomento a essas ações auxiliam a todos que estão envolvidos com a cadeia do café de alguma maneira. Conecta todos os elos: quem está na produção, no comércio ou mesmo o consumidor”, pontua a proprietária da Mercearia do Sabor, Mauriceia Amoedo.

Empreendedorismo feminino e valorização de produtos da Amazônia

Os Robustas Amazônicos conectaram nesta ação o empreendedorismo feminino no estado. Tanto a empresa de cosméticos naturais como a espaço de culinária típica têm como fundadoras e gestoras mulheres. "Este evento é um marco referencial para o empoderamento feminino. Reunimos três bases: a produção agrícola, a gastronomia e os cosméticos, todos com foco nos Robustas Amazônicos, produtos da nossa terra", pontua Jaqueline.

Mauriceia Amoedo, destacou a importância da interação para promover os produtos de Rondônia. “São oportunidades de conhecer e valorizar trabalhos maravilhosos que estão sendo realizados em nosso estado e de incentivar o empreendedorismo feminino”, afirma.

A Saboaria Rondônia foi criada em 2015, do sonho e persistência de mulheres empreendedoras no interior de Rondônia, em Ouro Preto do Oeste. Alia em sua atuação a preservação ambiental, o empoderamento feminino e o desenvolvimento socioeconômico local. A biodiversidade amazônica está nas essências dos produtos que fazem e valorizam, especialmente, Palmeiras nativas regionais. Agora, com a nova linha Robustas Amazônicos - Beleza Natural elas estão se conectando à cadeia produtiva do café, fomentando a demanda por Robustas de qualidade e valorizando os produtos locais.

Confira fotos e vídeos desta ação:

 

Foto: Assessoria