Safra recorde no estado deve superar 2 milhões de toneladas de grãos
Para esta safra estima-se um aumento de 89,2% na produção

Publicado 13/02/2020
Atualizado 14/02/2020
A A
Foto: Ascom Mapa

Os agricultores de Rondônia deverão ser responsáveis pela colheita de 2,2 milhões de toneladas de grãos na safra 2019/2020. O volume é recorde e cerca de 1% superior ao registrado na safra passada. Além do aumento de produção, a área também deve crescer em 3,3%, passando de 576,7 mil hectares para 596 mil hectares. É o que mostra o 5º levantamento da safra de grãos, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O plantio de algodão tem impulsionado o bom resultado. Para esta safra estima-se um aumento de 89,2% na produção, quando devem ser colhidas 14 mil toneladas de algodão em pluma. A área plantada também acompanha esta elevação e deve ficar 88,5% maior que a registrada no período passado, chegando a 9,8 mil hectares.

O crescimento do cultivo do algodão já apresenta reflexo no desenvolvimento do estado, a partir da recente construção de duas algodoeiras no município de Vilhena/RO para o processamento da produção. Com isso, o caroço do grão deverá ser aproveitado na formulação de rações em fábricas já instaladas no município. A pluma, por sua vez, será comercializada para o mercado externo, escoada a partir de Porto Velho. O produto, inicialmente segue para Manaus e tem como destino final países como Turquia e Indonésia.

Além do algodão, a soja também apresentará um crescimento 2,7% na produção e deverá ser colhida mais de 1 milhão de toneladas da oleaginosa. Os detalhes sobre as demais culturas plantadas em Rondônia e em todo o país podem ser acessados aqui.