Secretária de Saúde do estado de Rondônia investiga um caso suspeito de coronavírus
Os pacientes estão sendo monitorados

Publicado 03/03/2020
A A
Foto: Reprodução

Na segunda-feira, dia 02, o Ministério da Saúde confirmou que em Rondônia tem um caso suspeito de coronavírus.

O secretário de saúde de Rondônia, Fernando Máximo, disse que; não há casos confirmados da doença, mas que os pacientes que apresentam sintomas estão sendo monitorados pelo centro de informações estratégicas em vigilância em saúde e outros órgãos.

"Segundo informações, o último caso suspeito de coronavírus  no estado teria acontecido quando uma brasileira que estava no Japão retornando para o Brasil e durante conexões aéreas teve contato com uma pessoa que contraiu a doença, porém ela buscou atendimento médico em Porto Velho e está em isolamento domiciliar sendo monitorada por profissionais da saúde."

BRASIL

O Ministério da Saúde divulgou que o Brasil tem 433 casos suspeitos de novo coronavírus (Sars-Cov-2). Nenhum novo caso foi confirmado neste novo balanço e o país permanece com dois casos confirmados da doença Covid-19.

Porém os dois infectados são brasileiros que estiveram recentemente na Itália. Os dois seguem em isolamento domiciliar.

Qual é a origem do coronavírus?

O novo vírus é apontado como uma variação da família coronavírus. Os primeiros foram identificados em meados da década de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde.

O nome do vírus não foi definido pela organização. Temporariamente, recebeu a nomenclatura de 2019-nCoV.

A doença provocada pela variação originada na China foi nomeada oficialmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como COVID-19, em 11 de fevereiro. Ainda não está claro como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.

Outras variações mais antigas de coronavírus, como SARS-CoV e MERS-CoV, são conhecidas pelos cientistas. Eles também chegaram aos humanos por contato com animais: gatos, no caso da Sars, e dromedários, no vírus Mers.