Esporte
Sem folga, Gabigol mantém rotina rígida de exercícios nas férias; saiba como funciona
Atacante trabalha com Alex Evangelista, sob orientação do Flamengo. Ideia é preservar ao máximo a condição física, mas indefinição sobre retorno às atividades preocupa

Por Felipe Schmidt
Publicado 05/04/2020
A A
Foto: Reprodução

O Flamengo concedeu férias coletivas a seus jogadores até 20 de abril, mas seu principal artilheiro não parou. De quarentena em Santos, sua cidade natal, Gabigol segue uma rígida rotina de exercícios. Para tanto, realiza um trabalho específico com Alex Evangelista, ex-fisiologista da seleção brasileira, seguindo as orientações da comissão técnica rubro-negra.

Gabigol e Evangelista se conheceram ainda no Santos. Depois, estiveram juntos na seleção brasileira que conquistou o ouro olímpico no Rio de Janeiro em 2016. Há nove meses, o atacante contratou o fisiologista para fazer um trabalho de complementação física, sempre com o aval do Flamengo.

- Ele está há nove meses sem folga. Treina todos os dias. O Flamengo é a prioridade. Então, sempre me organizo segundo as recomendações deles. E também fazemos diariamente de três a seis horas de recuperação - explicou Evangelista.

No atual cenário, com férias e de quarentena, a programação mudou um pouco. Gabriel segue treinando todos os dias, por até três horas, em casa. O foco é manter a forma física do atacante, que tinha boa avaliação no Flamengo antes da parada dos jogos.

 Agora estamos fazendo um trabalho de manutenção. Manter a massa muscular, nível de força, sistema cardiovascular, trabalhos aeróbicos. Nossa tônica é manutenção. Ele tinha todas as avaliações redondas, que davam a ele uma tranquilidade para continuar jogando, que não iria machucar do ponto de vista muscular - contou Evangelista.

Veja um exemplo de dia de treino de Gabigol:
Stiff unipodal
Remada no TRX
Agachamento com remada
Quatro apoios (inversão de braços e pernas)
Agachamento com remada
Core
Avanço + Agachamento
Abdução/Adução/Superman
Ponte unilateral
6x2 minutos de tiro na bicicleta
No momento, a grande preocupação é a indefinição quanto ao retorno das atividades. Isso prejudica um pouco o planejamento dos exercícios.

- A gente está pisando em ovos, porque todo planejamento precisa de um dia para começar e para terminar. Estamos fazendo um trabalho, mas não sabemos o quanto isso vai perdurar. Quando houver uma absoluta certeza de que ele vai iniciar os trabalhos no campo, aí começamos, associados às recomendações do Flamengo, a associar as técnicas e fazer um trabalho mais dinâmico para desenvolver intensidade e velocidade - completou o fisiologista.

O elenco profissional do Flamengo está de férias até 20 de abril. Entretanto, ainda não há uma definição quanto ao retorno do futebol no Brasil, devido à pandemia de coronavírus. O Campeonato Carioca e a Libertadores seguem suspensos.

Fonte: GloboEsporte

Flamengo   Flamengo Concedeu   Evangelista   Alex Evangelista   Gabigol   Concedeu Férias   Férias Coletivas   Santos   Seleção Brasileira   Principal Artilheiro  

Mais em Esporte

Fique ligado!

Quer receber nossas notificações?