Geral
ARTIGO: Tocar adiante para vencer a crise e recuperar nossa capacidade de trabalho
Confira o artigo abaixo

Por Carlos Berti Niemeyer/Sebrae
Publicado 22/05/2020
A A
Foto: Divulgação/Sebrae

Bom dia, boa tarde, boa noite. Frase típica de identificação do comunicador Luciano Pires e que tem tudo a ver com o que passamos agora. Não sei quando vai ler estas poucas palavras e nem em que situação elas vão lhe encontrar, mas vão encontrar você.

Estamos vivendo uma realidade que jamais sonhamos e que nenhum vidente teria previsto no pior cenário que pudesse imaginar. Ainda lembro tantos economistas dizendo que em 2020 o Brasil iria decolar economicamente e só precisávamos cuidar do que aconteceria com as quirelas entre Estados Unidos e China, para não atrapalhar nossas exportações. E olha só onde estamos agora!! Estamos todos preocupados com um vírus que tem mantido metade da população em casa por todo o mundo.

E você que está com seu pequeno negócio fechado, sem poder trabalhar, sem poder tocar adiante o sonho que muitas vezes pode ter consumido a reserva financeira de sua vida. Como tocar a vida adiante? Como fazer para manter o João e a Maria, seus dois primeiros empregados?

Calma, a primeira coisa é colocar a cabeça em ordem. O negócio que você tem pode abrir? Está liberado para trabalhar pelo decreto do governo estadual ou municipal? Então coloca o povo para trabalhar, com todo o cuidado, com equipamentos de proteção para você e seus colaboradores.  Não tenha medo, coloque álcool gel à disposição dos clientes e um colaborador na porta, com a missão de organizar a entrada das pessoas para não haver aglomeração. Veja que produtos você tem que poderiam ser ofertados por um preço menor para os clientes, uma promoção vem bem a calhar agora. Você tem produtos que os clientes precisem mais neste período de quarentena, então reforce a venda, chame a atenção para eles.

Ih, mas você não está neste grupo que pode trabalhar. Sua empresa está fechada há mais de 45 dias sem poder vender um parafuso. Aí é um pouco mais difícil, mas não há nada impossível quando você acredita e corre atrás. Já pensou em vender seus produtos para entrega direta ao consumidor? Mas não sei como fazer isso? Tem algum lugar que eu possa anunciar e me tornar conhecido? Tem muitos lugares, tem todas aquelas redes sociais que você só utilizava para mandar mensagens aos amigos, isso mesmo, elas agora podem ser o seu canal de vendas.

O que importa é jamais baixar a cabeça e jogar a toalha. Lembre-se, com persistência, objetividade e dedicação toda crise pode ser vencida.

*Carlos Berti Niemeyer é Contador, Auditor e Diretor Administrativo Financeiro do Sebrae em Rondônia.

Fonte: Sebrae

Negócios   Sebrae   trabalhar   clientes   PRODUTOS  

Mais em Geral

Fique ligado!

Quer receber nossas notificações?