Mapeia Rondônia: Sesau inicia projeto que vai distribuir 100 mil testes de Covid-19 a cinco cidades
Primeira fase do programa atenderá população que tenha sinais e sintomas há sete dias nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.

Por G1 RO
Publicado 02/06/2020
A A
Foto: Jheniffer Núbia/G1

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) anunciou nesta terça-feira (2) as primeiras ações do projeto Mapeia Rondônia para o combate do novo coronavírus. O programa tem como objetivo levar mais de 100 mil testes rápidos à população, que apresente sinais e sintomas da Covid-19 há sete dias.

Inicialmente o projeto vai acontecer nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. A logística será realizada com apoio de 58 soldados do Exército Brasileiro, em um ônibus do Corpo de Bombeiros.

O secretário de saúde, Fernando Máximo, explica que nesta primeira fase do programa o objetivo é testar 100 mil pessoas nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. O projeto tem a data início para quarta-feira (3).

"Até hoje testamos 16.715 pessoas no estado. Com essa ação, testaremos mais 100 mil moradores, ou seja, tudo o que vem sendo testado nos últimos meses de corona vai ficar bem trás após essa ação", diz.

De acordo com a Sesau, a primeira fase do projeto terá duração de suas semanas. Posteriormente, na segunda fase, o programa buscará atender as demais cidades de Rondônia.

"Outro grupo do projeto, posteriormente, seguirá em um caminho inverso a esse, no rumo à cidade de Guajará-mirim. Todos os 52 municípios já receberam os testes rápidos, logo, todos também receberão o projeto Mapeia Rondônia", afirma o secretário.

Requisitos para o teste
Na primeira fase do projeto, segundo Fernando Máximos, serão testados os pacientes que buscaram o atendimento pelo 0800 e estão com sinais ou sintomas da Covid-19 por sete dias.

"Foi feito um mapeamento da população de Rondônia a partir de sinais de sintomas, e que foram registradas como casos suspeitos. Chegamos a um número. Desse, a gente separou a quantidade a mais de testes a serem feitos nesta primeira etapa em pacientes com critérios específicos", afirma.

Na segunda fase os testes serão ampliados à população de modo geral, aos que não apresentarem os sinais e sintomas do novo coronavírus.

O Projeto Mapeia Rondônia tem o apoio do Corpo de Bombeiros, 17ª Brigada de Selva, Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (Cosems).

Fonte: G1 RO