FFER emite nota de esclarecimento sobre matéria do Esporte Espetacular

Publicado 08/06/2020
A A
Foto: Alexandre Almeida

A FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia) emitiu nota de esclarecimento sobre a matéria especial "Futebol Rondoniense convive com amadorismo e desorganização" na Série Fronteiras veiculada na manhã deste domingo no programa Esporte Espetacular da TV Globo.

Em sua nota, a entidade destaca que a informação colhida pela emissora junto a pessoas que não integram a diretoria do Guajará, fato que poderá ser confirmado pelo presidente do clube, Paulo Figueiredo.

A entidade lembra ainda que sua função é de realizar, promover e organizar as competições, tanto profissionais quanto de base, no estado de Rondônia.

Sobre a mudança do local do jogo entre Porto Velho e Guajará, a FFER informou ainda que esta ocorreu uma única vez, tendo que ser realizada na véspera da data prevista, já que, o clube mandante, Porto Velho Esporte Clube, somente conseguiu a liberação do local para realizar seu jogo com portões fechados. A decisão ainda foi tomada com a anuência de ambos os clubes por meio de documento oficial.

Após a paralisação do Estadual em virtude da pandemia de Covid-19, a FFER isentou os clubes que naquele momento optassem por desistir da competição. Com isso também foi cancelado o descenso, ou seja, nenhum clube desistente será rebaixado à Série B do Campeonato Rondoniense.

O Estadual 2020 está previsto para retornar no mês de novembro.

Confira a nota da FFER:

Na manhã deste domingo (07) o Esporte Espetacular, programa da Rede Globo de Televisão, divulgou matéria sobre uma série denominada Fronteira, divulgando informações colhidas junto ao clube Guajará Esporte Clube.

Infelizmente, a matéria exibida no Programa colheu informações de pessoas não autorizadas a falar em nome da agremiação, Guajará Esporte Clube, pessoas estas que, via de regra, aportam em nossa região com o único propósito de se locupletar tentando tirar proveito do nosso já tão sofrido futebol e, por não encontrarem meios de saciar seus intentos financeiros, via patrocínios por órgão governamentais ou empresas privadas, as quais certamente não vão correr o risco de investir sem garantias de retorno, descarregam suas decepções pelo fracasso, na Federação de Futebol do Estado de Rondônia.

Desde já, é bom ressaltar, que o que acontece na agremiação citada, é um caso isolado de extrema falta de reconhecimento por tudo que lhe foi oportunizado, via federação, para que conseguisse se manter na competição e, temos certeza, que o seu Presidente, de fato e de direito, Sr. Paulo Figueiredo de Araújo, confirmará estas informações.

À Federação de Futebol do Estado de Rondônia cabe realizar, promover e organizar as competições, tanto profissionais quanto de base, no estado de Rondônia. Não há, portanto, qualquer responsabilidade da entidade sobre pagamentos de salários de atletas, despesas com logística dos clubes, moradia de funcionários dos clubes, alimentação, dentre outros.

A entidade procura, por todos os meios disponíveis, auxiliar os clubes nas competições, pois, mais que ninguém, conhece suas dificuldades, já que, atuam numa região extremamente carente de recursos em comparação às mais abastadas do país. A ajuda da FFER aos filiados, diante dos recursos que dispõe, é constante, durante todas as competições e a todos os filiados indistintamente. No caso em comento, a agremiação foi isentada de inúmeras taxas relativas a contratos de atletas, taxas de transferências interestaduais, pagamento de taxas de arbitragem, tudo documentado pela entidade e, inclusive, com agradecimentos registrados em ofício pelo Presidente do clube.

Os três clubes da capital, Sport Club Genus, Porto Velho Esporte Clube e Rondoniense Social Clube foram extremamente prejudicados devido à reforma ainda em curso promovida pelo proprietário do estádio, o Governo do Estado. Por consequência, estas agremiações tiveram que procurar vias alternativas para mandar seus jogos, sendo necessário, inclusive, jogar em outro estado como foi o caso do Sport Club Genus que mandou seus jogos na cidade de Humaitá-AM. O Guajará Esporte Clube, padecendo do mesmo problema, transferiu seus jogos para a cidade vizinha de Nova Mamoré/RO. A FFER tentou de todas as maneiras junto aos órgãos públicos a agilização das reformas, sem sucesso, mesmo estando claro nas leis desportivas vigentes que a indicação do estádio para mando dos jogos é de exclusiva competência dos clubes participantes.

Quando o suposto dirigente se refere à mudança do dia do jogo de sua equipe, esta ocorreu uma única vez, tendo que ser realizada na véspera da data prevista, já que, o clube mandante, Porto Velho Esporte Clube, somente conseguiu a liberação do estádio citado acima, para realizar seu jogo com portões fechados. Ressalte-se que a alteração foi realizada amparada pelo Regulamento Específico da Competição, com a anuência de ambos os clubes por meio de documento oficial.

Entendendo o difícil momento enfrentado em razão da pandemia do COVID- 19, sempre no intuito de ajudar seus filiados, a FFER, por meio de decreto isentou de qualquer penalização os clubes que naquele momento optassem por desistir da competição de 2020 cancelando o descenso, ou seja, nenhum clube desistente será rebaixado à série B.

Comentário do Presidente do Ji-Paraná FC ao tomar conhecimento da reportagem : “Vi essa matéria, o sentimento que fica é de tristeza e revolta, pois quem a fez não tem nenhum conhecimento do futebol de Rondônia, pegou um fato isolado e generalizou e nem se preocupou em estudar e debater mais sobre o assunto. Agora eu tinha dois patrocínios grandes engatilhados para o Ji Paraná fazer uma boa participação na série D e agora o caminho fica mais difícil pois a matéria foi mídia nacional e as marcas nas quais estou negociando são nacionais e já devem ter visto a reportagem”, disse o Presidente Jose Carlos Vítor do Ji Paraná.

A FFER sempre organizou suas competições de forma transparente e respeitosa a seus filiados e aos torcedores.

Faz-se necessária uma reflexão ao conteúdo da matéria onde claramente se aproveitaram do difícil momento que o clube vem enfrentando, procurando, de forma injuriosa, transferir responsabilidades.

Lamentamos a exibição da matéria, tendo em vista o conteúdo ofensivo que não condiz com a realidade dos fatos. Nosso futebol passa por dificuldades, mas, não deve ser retratado desta forma, por pessoas, seguramente, sem qualquer escrúpulo.