Rede de Ouvidorias Públicas de Rondônia discute os desafios em tempos de pandemia

Publicado 17/07/2020
A A

Ouvidores de órgãos públicos do Estado de Rondônia participaram, na manhã de quinta-feira (16), de uma videoconferência para discutir sobre os desafios das ouvidorias públicas rondoniense em tempos de pandemia. A reunião on-line foi promovida pela Rede de Ouvidorias Públicas do Estado de Rondônia.

De acordo com o presidente da Rede de Ouvidorias Públicas Rondoniense, jornalista Bosco Cardoso, a Rede tem o objetivo de promover a cooperação mútua e a articulação de esforços entre as instituições dos Poderes Independentes, visando a integração das atividades de ouvidoria e o intercâmbio de informação e experiências, com a integração de processos e sistemas para o compartilhamento das manifestações registradas pelos cidadãos, fortalecendo, assim, a ferramenta de transparência pública, combate à corrupção e controle social. “ A Rede de Ouvidorias de Rondônia conta com o importante apoio da Controladoria Geral da União em Rondônia – CGU/RO, que tem participado ativamente das atividades, sendo um grande parceiro em todas as ações e contribuindo inclusive com a disponibilização de cursos on-line para ouvidores, com instrutores da Ouvidoria Geral da União”.

Para a vice-presidente da Rede, a ouvidora geral da Defensoria Pública do Estado, Valdirene Oliveira, é muito importante o compartilhamento das informações em Rede, pois o estado e o país estão emergidos numa crise pandêmica que tem afetado todos os setores da sociedade e aumentado significativamente as desigualdades sociais. “ Muitas pessoas tendo seus direitos violados e com isso vai crescendo o número de cidadãos em situação de vulnerabilidade social, consequentemente reflete nas demandas que chegam às Ouvidorias  que precisam estar preparadas e articuladas para buscar soluções de enfrentamento a esses problemas. A Rede de Ouvidorias nos permite ter uma ação mais articulada para mediar e resolver essas questões”. pontuou.

Na ocasião, também foi apresentada a nova ouvidora geral do Estado, Etelvina Rocha, que destacou a importância das atividades desenvolvidas e o compromisso de avançar nas melhorias permanentes para ampliar e protagonizar ações que valorizam a atividade de Ouvidoria e alcancem o propósito de trazer atendimento ao cidadão.

A Coordenadora do Núcleo de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União em Rondônia, Leila Juliari, elogiou a iniciativa da adesão mútua das ouvidorias das instituições públicas em Rede. Segundo a coordenadora, o estado de Rondônia tem se destacado no cenário nacional por seu empenho em executar e impulsionar vários projetos da CGU, com destaque a utilização da Plataforma Fala.BR.

A Rede de Ouvidorias Públicas Rondoniense  é composta pelas Ouvidorias das seguintes instituições: Ouvidoria Geral do Estado de Rondônia, Defensoria Pública do Estado, Tribunal de Contas. Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho, Assembleia Legislativa, Ouvidoria Geralda Prefeitura de Porto Velho, Ordem dos Advogados do Brasil e o Instituto  Federal  de Rondônia.