Contratação de bombeiros civis ajuda na ampliação das equipes de saúde da Agevisa
Bombeiros civis integram o quadro de profissionais que formam as equipes de saúde da Agevisa

Por Agevisa
Publicado 29/07/2020
A A

Para dar suporte às barreiras sanitárias, atividades de apoio, prevenção e enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus e considerando o Decreto n. 24.887, de 20 de março de 2020, que versa sobre o estado de Calamidade Pública em todo o território do Estado de Rondônia, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) contratou bombeiros civis para compor o quadro de profissionais que formam as equipes de saúde.

Eles participam de palestras em escolas, são socorristas em enchentes, resgatam animais, atuam em prevenção de queimadas, em princípios de incêndios, e agora fortalecem as equipes de saúde da Agevisa para vencer a luta contra a Covid-19 com procedimentos de sanitização.

Suelen Duran, 37 anos, bombeiro civil, atua há seis anos na função em Rondônia é uma das novas contratadas, que tem como função manter a sanitização de ambientes, superfícies, pessoas, produtos e veículos; atividade frequente nas barreiras sanitárias, e necessária em locais de muita aglomeração, onde existe possibilidades intensas de contaminação.

Duran destaca que no governo estadual, hoje, a equipe da qual faz parte, é a única de bombeiro civil que atua na administração pública; sendo supervisionada diretamente pela corporação dos Bombeiros Militares.

“O bombeiro civil dentro da sociedade, hoje, é de suma importância para promover o bem-estar social, podendo atuar na área privada ou pública, com ações que vão além da sanitização”, explica.

Dessa forma, o governo pretende promover a ampliação imediata e necessária das equipes de saúde, de forma que o poder público possa atuar de forma célere no enfrentamento da emergência decorrente da Covid-19.

Os novos servidores foram selecionados por meio do edital n. 93.2020.SEGEP.GCP, que regrou a abertura de inscrições; e realizou a convocação e contratação por meio do edital Nº 101/2020/SEGEP-GCP.

O exercício da profissão de bombeiro civil foi regulamentado em âmbito nacional pela Lei n° 11.901/2009, de 12 de Janeiro de 2009.