Prova teórica eletrônica garante celeridade para a obtenção de Carteira Nacional de Habilitação em R
O sistema de prova eletrônica será implantado nos municípios de Jaru, Presidente Médici, Pimenta Bueno e Rolim de Moura e por diante, conforme o planejamento

Publicado 14/08/2020
A A

A prova teórica eletrônica para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é apontada como uma grande vantagem e possibilita ao candidato ter acesso ao resultado logo após a realização do exame, caracterizando a modernização tecnológica. Com o intuito de agilizar todo o processo, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) irá implantar o sistema em todo o Estado de forma gradativa, a partir do mês de setembro deste ano, sendo implantado nos municípios de Jaru, Presidente Médici, Pimenta Bueno e Rolim de Moura.

O diretor geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, explica que o exame teórico é pré-requisito para que o candidato possa iniciar as aulas práticas de direção veicular. “O exame teórico de forma eletrônica, vai agilizar o processo, pois assim que finalizar a prova, o candidato poderá consultar o prontuário dele e saber se foi ou não aprovado. A prova física leva em média de 15 a 20 dias para sair o resultado”, afirma o coronel Gonzaga.

O controlador Regional de Trânsito do Detran Rondônia, Francisco Carlos da Silva Nascimento, destaca o ganho da implantação do sistema de provas eletrônicas, principalmente para os donos de Centro de Formação de Condutores (CFCs), bem como para os candidatos, tendo em vista a praticidade e agilidade na aplicação das provas.

“Hoje para aplicação das provas teóricas físicas nos municípios, a autarquia tem que publicar um calendário com bastante antecedência das provas teóricas nos municípios e temos que estipular uma margem de segurança para que a prova chegue ao local. Dependendo do município e os trâmites da Agência dos Correios, temos que enviar  malote com as provas, uma semana de antecedência”, explica o controlador de trânsito.

Os CFCs, têm que incluir os alunos na turma com uma semana de antecedência. O banco de dados fecha a turma, imprime as provas e encaminha por malote para a localidade e, após a aplicação das provas os gabaritos são enviados para o Detran em Porto Velho, o que demanda mais tempo. Conforme detalhado pelo Detran, quando os gabaritos retornam, os servidores do banco de dados fazem a correção, para só depois a nota ser lançada no prontuário do candidato.

“Com a prova digital a auto escola poderá incluir o candidato, até meia hora antes de iniciar a prova, é uma praticidade e celeridade muito grande no processo”, afirmou o controlador.

O diretor Técnico de Habilitação e Medicina, Hassan Mohamad Hijazi, disse que a prova eletrônica já existe nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná e Vilhena e que no próximo mês inicia a instalação do sistema nos municípios de Jaru, Presidente Médici, Pimenta Bueno e Rolim de Moura e assim sucessivamente conforme o planejamento.

“Outra novidade implantada pela Diretoria Técnica de Habilitação e Controladoria Regional de Trânsito, também em setembro, é o reconhecimento biométrico do candidato pelo sistema eletrônico na hora da prova, diminuindo ainda mais a possibilidade de fraude”, destacando Hassan Hijazi ressaltando que os leitores biométricos são dotados de sistema antifraude com detector de dedo vivo (Live Finger Detection).

O Detran também orienta aos Centros de Formação de Condutores dos municípios citados que iniciem simulados com o novo sistema digital, objetivando preparar seus candidatos para modernização adotada pelo órgão estadual de trânsito.

O diretor geral do Detran Rondônia, coronel Neil Gonzaga, também aproveitou para ressaltar o desempenho da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), que tem trabalhado para desenvolver e implantar novas tecnologias, visando maior segurança, praticidade e agilidade nos serviços oferecidos pelo órgão que está presente nos 52 municípios e em mais 12 distritos de Rondônia.