Festival do tambaqui acontece em 10 cidades de RO em sistema 'drive-thru' dia 27 de setembro
Ação é realizada pelo governo em conjunto com outras organizações. Cerca de 4,6 mil tambaquis serão assados; vendas são antecipadas.

Por G1 RO
Publicado 20/09/2020
A A

O Festival Tambaqui da Amazônia acontece dia 27 de setembro em Rondônia em 10 cidades do estado de forma simultânea. Neste ano, a entrega dos tambaquis será feita em sistema "drive-thru", atendendo as normas de segurança por causa da pandemia do novo coronavírus. Cerca de 4,6 mil bandas do pescado nativo do bioma serão assadas.

O festival é realizado pela Associação de Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR) em parceria com o Sebrae e o Governo do Rondônia, além de outras instituições, como a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). O evento acontece tradicionalmente desde 2017 na cidade de Ariquemes, no Vale do Jamari.

As bandas já podem ser compradas por R$ 15, sem espinhas e prontas para consumo. A distribuição do pescado será feita em:

Ariquemes;
Monte Negro;
Itapuã;
Distrito de Triunfo (Candeias do Jamari);
Porto Velho;
Ouro Preto D’Oeste;
Rolim de Moura;
Pimenta Bueno;
Vilhena; e
Cacoal.
Em cada uma dessas regiões foi montada uma coordenação local, que realiza a venda antecipada das bandas de tambaqui.

No ano passado, o festival aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Em entrevista ao Bom Dia DF, o secretário de aquicultura e pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Jorge Seif Júnior, informou que a ideia de levar o festival para Brasília aconteceu após uma visita em Ariquemes.

"Nós tivemos em Rondônia e conhecemos esse peixe maravilhoso, que é amazônico. Depois de conhecer o evento, decidimos trazer o festival para Brasília no intuito de mostrar essa pérola ao mundo", disse na ocasião.

Fonte: G1 RO