MDB e DEM são os partidos que mais elegeram prefeitos em Rondônia
Ao todo, 14 partidos saíram 'vitoriosos' no primeiro turno das Eleições. Empatados, PP e PSD terão 6 gestores cada um.

Publicado 17/11/2020
A A

O MDB e DEM são os dois partidos que mais elegeram prefeitos nas 51 cidades de Rondônia. Ao todo, 14 partidos saíram 'vitoriosos' no primeiro turno das Eleições.

A partir de janeiro de 2021, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o MDB vai ocupar nove cadeiras municipais, enquanto o DEM terá oito chefes do executivo. Empatados, PP e PSD terão 6 gestores cada um.

A prefeitura de Porto Velho é a única em que a disputa será decidida no segundo turno. Na capital, PSDB (Hildon Chaves) e PP (Cristiane Lopes) disputam a cadeira do poder executivo no dia 29 de novembro.

Cenário dos partidos
O PT, que tinha candidatos a prefeito em dez cidades do estado, conseguiu vencer apenas em Teixeirópolis, com a reeleição de Tonin Zotesso.

Já o PSL estava disputando o pleito em três cidades, inclusive a capital Porto Velho com o candidato Eyder Brasil, mas não venceu em nenhuma. Os partidos Cidadania, DC, PC do B, PL, PSC, PRTB, PTB, Solidariedade e PSOL também não conseguiram emplacar gestores municipais.

Um dos partidos com mais candidatos disputando as eleições municipais era o MDB; foram 26 tentando entrar nas prefeituras, e somente nove receberam votos suficientes. O partido conseguiu se eleger em basicamente toda região do Vale do Guaporé (São Francisco, Seringueiras e São Miguel).

Mudanças com relação a 2016
Apesar do MDB ser o que mais elegeu prefeitos neste ano, o partido teve uma queda de 30% em relação a eleição de 2016, quando o MDB emplacou 13 cidades.

O TSE indica que o PSDB perdeu três cadeiras do chefe do executivo no interior nas Eleições 2020, enquanto o PP perdeu uma em relação a 2016. O PV se manteve em 3 eleitos

O PDT também encolheu nas urnas neste ano: foram três candidatos eleitos. Já em 2016, segundo o TSE, o partido teve oito vencedores.

Comparando com a eleição passada, o partido que mais cresceu nos municípios do interior foi o DEM. Saiu de 3 para 8 prefeitos eleitos (um aumento de 166%).

 

Fonte: G1 RO