Quatro Promotorias de Justiça têm implantado o Sistema Extrajudicial para agilizar tramitação de processos

Por MP/RO
Publicado 23/11/2020
Atualizado 23/11/2020
A A

Quatro Promotorias de Justiça do interior do Estado tiveram implantado, na semana passada, o Sistema Extrajudicial: Costa Marques, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Alvorada do Oeste. O novo sistema  visa substituir a tramitação de processos em meio físico pelo meio eletrônico, visando dar celeridade e melhorar, ainda mais, a qualidade da prestação dos serviços no Ministério Público do Estado de Rondônia.  

O cadastramento dos primeiros procedimentos no sistema foram acompanhados in loco pelo diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Marcos Roberto Leandro,  e técnicos da área de TI. O trabalho de implantação do sistema continuará sendo acompanhado para verificação de necessidade de ajustes.

Após esse período de acompanhamento, será definido quais às próximas promotorias a terem o sistema implantado, conforme Portaria Conjunta nº 19/2020, da Procuradoria-Geral de Justiça e da Corregedoria-Geral do Ministério Público, que estabeleceu a implantação do Sistema Extrajudicial de forma gradual e sistematizada.

Durante o acompanhamento da instalação do Extrajudicial, foram realizadas reuniões para apresentação de novas funcionalidades e acompanhamento de servidores no uso do sistema.A partir de agora todos os procedimentos devem ser cadastrados apenas pelo sistema .Em breve, será implantado nessas quatro Promotorias a coleta de assinaturas de notificações com uso de tablets.

Para se ter uma ideia das vantagens do sistema, foram feitos cadastramento de procedimentos com cumprimento de diligências pelo oficial, sem a necessidade de uso de capa de processo, carimbos, etiquetas, impressão das páginas, servidores para numerar páginas e tramitar processos entre as mesas, inclusive podendo ser operado por servidores em home office. “Tudo isso reduz o tempo para realizar as atividades operacionais, tendo mais produtividade e eficiência”, destaca o diretor de Tecnologia da Informação.

Fonte: MP/RO