Capacitação on-line em Serviços de Ater promove atualização de extensionistas de Rondônia
Desafios da nova Ater e ações concretas para o cumprimento dos compromissos

Publicado 02/12/2020
A A

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) criou a Capacitação em Serviços de Ater (Capes) para promover atualização aos extensionistas, conseguindo driblar os desafios que surgiram com a pandemia, trazendo novas perspectivas ao seu corpo técnico e administrativo, valorizando o profissional e trazendo mais satisfação aos clientes, parceiros e mantenedores dos serviços de assistência técnica e extensão rural. Com isso também descobriu-se novos gargalos que promoveram um aumento na abrangência dos serviços de Ater e maior intercâmbio entre os profissionais.

O ano de 2020 pegou a todos de surpresa. Marcado pela pandemia do coronavírus (Covid-19), trouxe medo, insegurança, instabilidade emocional e incertezas. Todos se perguntaram qual caminho deveriam seguir, e assim começou a busca por alternativas que minimizassem a frustação de não executar as ações meticulosamente planejadas para este ano e promover o bem-estar socioemocional de uma equipe ávida por colocar em prática o que já vinha sendo trabalhado desde 2019.

No ano passado, colaboradores da Emater-RO foram encorajados a vivenciar uma nova visão de assistência técnica e extensão rural (Ater). Através de treinamentos e capacitações cada colaborador, das 85 unidades operacionais distribuídas no Estado, tiveram a oportunidade de participar de atividades cujo intuito foi o desenvolvimento de habilidades e valorização da capacidade criativa, tendo por base os valores, a visão e a missão preconizadas pela entidade autárquica.

Em parceria com instituições como o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis), entre outros, a Emater-RO cumpriu com seu compromisso de atualizar e nivelar seus colaboradores na nova proposta de atendimento técnico e prestação de serviços que acompanhasse a evolução dos tempos. E todos estavam preparados para colocar em prática seus novos conhecimentos no ano de 2020.

Na busca de colocar o conhecimento em prática e alternativas para enfrentar os desafios que a tecnologia estava impondo,  surgiu a ideia para novas formas de se atualizar profissionalmente em um momento de isolamento social, onde a Emater-RO criou a Capacitação em Serviços de Ater (Caps). Para o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, “essa foi uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional”.

“A Capes vislumbra soluções aos desafios da nova Ater e delineia ações concretas para o cumprimento dos compromissos tanto dos colaboradores, como do público externo e dos parceiros da autarquia”, explica Brandão, complementando que os técnicos tornaram-se agentes multiplicadores repassando aos colegas, com sua formação e experiência, alternativas de soluções inovadoras para o alcance de resultados mais efetivos e céleres.

Os cursos foram disponibilizados de forma on-line, por meio de plataformas digitais e links com material didático, com assessoramento direto do técnico administrador e, oferecido aos colaboradores capacitação de forma continuada, com o intuito de impulsionar a capacidade e qualificação na gestão das unidades administrativas da Emater-RO. Nesse contexto, os participantes tiveram a oportunidade de participar de cursos como: agroindústria, bovinocultura, fruticultura, cafeicultura, gestão de Ater, piscicultura, entre tantos outros, de interesse ao desenvolvimento agroeconômico e social e das atividades de Ater.

Com essa nova perspectiva, o cenário que se espera para o futuro é de um público beneficiário dotado de informações tecnológicas que possam contribuir com o aumento da renda familiar rural através da diversificação do agronegócio familiar, voltado para o desenvolvimento sustentável, maior definição de cadeias produtivas nas diversas regiões do Estado, fortalecidas pela parceria de ações institucionais e agricultores satisfeitos com seus resultados.

Muitas dessas ações já estão sendo colocadas em prática e têm contribuído positivamente para o sucesso da propriedade rural e das ações do Governo por meio Emater-RO.