Com crise sanitária no Amazonas, CBF transfere mandos de Manaus e Fast na Copa Verde para Brasília
Duelos das equipes amazonenses contra Ji-Paraná-RO e Independente-PA, respectivamente, seguem com datas mantidas, mas no estádio Defelê, em Brasília

Por Ge
Publicado 17/01/2021
A A

A pedido do Governo do Amazonas, que vive um colapso no sistema de saúde devido a uma segunda onda da Covid-19, e por conta da impossibilidade de disponibilizar ambulâncias e atender clinicamente os jogadores caso fosse necessário, a CBF transferiu os mandos de campo de Manaus FC e Fast pela Copa Verde 2020 para Brasília.

Os times, que inicialmente mandariam seus jogos contra Ji-Paraná-RO e Independente-PA na Arena da Amazônia, em Manaus, agora jogarão no estádio Defelê, no Distrito Federal. O Galo Elétrico, inclusive, já havia demonstrado preocupação com o agravamento da pandemia na capital amazonense a ponto de pedir o adiamento do confronto diante do Fast.

As datas estão mantidas para os dias 21 e 20 de janeiro, respectivamente, mas os horários também sofreram alterações: passaram das 17h (de Brasília) para às 15h30. Todas as mudanças já constam no site da CBF.

- Fomos procurados pelo governo do Estado, por meio da FAAR (Fundação Amazonas de Alto Rendimento), e nos foi sugerido a não realização das partidas pelo momento que vivemos, algo que já estávamos discutindo internamente com nosso comitê de crise. Reunimos com os clubes e em seguida discutimos algumas possibilidades com a CBF, que acatou nossa solicitação - explicou o presidente Federação Amazonense de Futebol (FAF), Dissica Valério Tomaz.

O vencedor dos confrontos entre Manaus x Ji-Paraná e Fast Clube x Independente avançam para as oitavas de final da competição, quando vão enfrentar Atlético-AC e Rio Branco-AC, respectivamente. Nas duas primeira fases, os confrontos são em jogo único e, em caso de empate, a decisão da vaga será decidida nos pênaltis.

A partir das quartas de final os confrontos passarão a ser de ida e volta até à decisão. As finais estão marcadas para 21 e 24 de fevereiro. Não há gol fora de casa como critério de desempate. Em caso de empate, os classificados serão definidos pelo saldo ou disputa de pênaltis. O campeão da Copa Verde 2020 terá vaga assegurada na terceira fase da Copa do Brasil 2021.

Colapso sanitário em Manaus

Manaus sofre com o avanço dos casos de Covid-19. As internações bateram recordes, e unidades de saúde ficaram sem oxigênio nesta quinta-feira. O Amazonas está sendo obrigado a enviar pacientes para outros estados.

Os cemitérios estão lotados, tiveram o horário de funcionamento ampliado e instalaram câmaras frigoríficas. Para frear o vírus, o governo decidiu proibir a circulação de pessoas entre 19h e 6h em Manaus. O Amazonas já registrou desde início da pandemia 223.360 casos, com 5.930 mortes. Só nas últimas 24 horas foram registrados 82 mortes e 3,1 mil novos casos.

Fonte: Ge