TC alerta sobre fim do prazo para o Censo Escolar da educação básica em Rondônia
As informações são amplamente utilizadas para balizar decisões de políticas públicas na área da educação, bem como para o acompanhamento de sua efetividade

Por TC-RO
Publicado 20/08/2021
A A

O prazo para que os representantes das escolas e das secretarias estaduais e municipais de educação declarem as informações da primeira etapa do Censo Escolar 2021 termina na próxima segunda-feira, 23 de agosto.

O presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), Cezar Miola, destaca que a pesquisa é considerada o principal levantamento sobre a educação básica no Brasil e os dados servem de base para o repasse de recursos do Fundeb, pelo FNDE, por exemplo.

“Ainda, são amplamente utilizados para balizar decisões de políticas públicas na área da educação, bem como para o acompanhamento de sua efetividade”, destaca Miola, frisando ainda que as informações do Censo Escolar são usadas pelos órgãos de controle externo como base para a realização de auditorias, repercutindo em emissão de recomendações ou determinações ao Gestor para que adote medidas corretivas.

Após o período de coleta, que encerra na segunda-feira (23/8), haverá ainda uma etapa para a confirmação ou retificação das informações declaradas, as quais devem ser revisadas pelos gestores das escolas e das redes de ensino. “Reforça-se, portanto, o papel das redes de ensino de treinarem seus técnicos e dirigentes que alimentam as bases da pesquisa”, orienta o presidente do CTE-IRB.

Fonte: Ascom TCRO