Operação apreende 1,6 mil m³ de madeira perto de Terra Indígena em Porto Velho
Reserva indígena Kaxarari tem sido alvo constante de desmatamentos. Operação Anhangá teve participação de várias forças policiais.

Por G1 RO
Publicado 01/09/2021
A A

Uma ação conjunta das forças armadas apreendeu 1.680,92 metros cúbicos de madeira no entorno da Terra Indígena Kaxarari, no distrito de Extrema, em Porto Velho. A apreensão ocorreu entre os dias 13 e 28 de agosto, através da operação Anhangá.

A operação foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Exército Brasileiro e a Força Nacional.

Segundo a PRF, a reserva indígena Kaxarari tem sido alvo constante de desmatamentos.

Parte do material florestal apreendido perto da reserva (283,56 m³ de madeira) está em processo de doação pelo Ibama, tendo como destino a Secretaria de Educação (Semed) de Porto Velho.

O restante da madeira será inutilizada pelo Ibama.

Operação Anhangá

A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e tem por objetivo combater o desmatamento. A operação Anhangáocorre simultaneamente em várias regiões do país. Serrarias também foram alvos da operação na capital.

Ainda segundo o Ministério, a Anhangá também visa proteção das comunidades indígenas.

Além do cumprimento de mandados de busca e apreensão, a operação teve como objetivo a descapitalização dos envolvidos, com sequestro de bens e valores.

Fonte: G1 RO