Pedal solidário acontece em Ariquemes para auxiliar para tratamento de criança com Síndrome de Down
Além da Síndrome, Heitor tem deficiência auditiva severa

Por Ge RO
Publicado 30/09/2021
A A

Um grupo de ciclistas de ariquemes vai pedalar em prol da solidariedade para ajudar Heitor Costa de Oliveira, de 1 ano e 4 meses, que precisa fazer tratamento auditivo. O pedal acontece domingo (3) as 5 da manhã, com início no posto Pacatão na BR 421. O percurso é de 70 km pelas estradas vicinais. O valor da inscrição é R$15 e podem ser feitas pelo telefone: (69) 9 8170-7119. No local será oferecido café da manhã e haverá carro de apoio aos interessados.

Maurício Nascimento é o organizador. Ele ficou sensibilizado com a história da família de ariquemes. E teve a ideia de promover um pedal solidário na cidade. O valor da inscrição será doado para ajudar nos custos do tratamento da criança.

– Só uma bicicleta e força de vontade é preciso. É um percurso que não é muito fácil, zona rural, então tem muito morro, muita descida. Dependendo do horário que acabar vai ter muita poeira, porque os carros começam a passar. Então eu aconselho a quem já está pedalando a participar de um circuito desses. Porque são 70 km não é pouco chão, é muita estrada. Vai demorar uma média de 3 a 4 horas pedalando, fora as paradas, então tem que estar um pouco preparado – disse o organizador.

Heitor tem síndrome de Down já passou por sete cirurgias. Ele foi diagnosticado com deficiência auditiva severa do ouvido esquerdo. E, precisa usar um aparelho auditivo que custa cerca de R$ 12 mil. O valor do aparelho a família dele já conseguiu, mas ainda têm muita dificuldade com o tratamento que precisa ser contínuo com fono e fisio.

A renda deles vem do trabalho de segurança eletrônica de Andy de Oliveira, pai do Heitor, que também faz bicos de serviços gerais. Já a Flávia da Silva, a mãe, precisou parar de trabalhar para cuidar dele e do filho mais velho, Daniel de 5 anos. Para comprar o aparelho, a motocicleta da família precisou ser vendida e ainda foram feitas rifas e eles contaram também com ajuda de amigos.

Heitor precisa fazer, pelo menos, três sessões por semana com fisioterapia e com fonoaudiólogo. E a maior parte do tratamento é na rede privada.

- Esse evento que estão fazendo aí do ciclista é um amigo da gente o Maurício que está promovendo isso aí. E depois que a gente ficou sabendo a gente ficou muito feliz com isso sabe. E outras pessoas que estão participando que a gente conhece também. E a gente fica muito feliz por saber que é uma situação difícil, não estava no orçamento como minha esposa explicou, são custos muito altos, a gente não tem condições, mais graças a deus tudo isso aconteceu na nossa vida. Então a gente é muito grato por isso – finaliza Andy.

Fonte: Ge RO