Semana que vem ocorre a Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas do IFRO

Por IFRO
Publicado 22/10/2021
A A

Na próxima semana, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realiza a Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas do IFRO.  Marcado para ocorrer de 25 a 27 de outubro de 2021, o objetivo é promover a integração das Bibliotecas do IFRO, realizando um evento institucional em alusão a uma data celebrada nacionalmente em referência às bibliotecas e a divulgação de seus trabalhos junto à comunidade a que servem, além de promover momentos de debate e reflexão sobre leitura, literatura e atividades culturais.

No evento se conhecerá os vencedores do “Concurso Recomende um Livro”, que encerrou o prazo de participação no dia 20/10. O Concurso “Recomende um livro” consiste em incentivar alunos e servidores do IFRO a mostrarem à comunidade qual o livro preferido para uma leitura interessante. Os participantes enviaram uma breve apresentação em formato de fotografia com texto ou de vídeo. A premiação terá livros que foram doados por servidores.

A Semana Virtual é voltada à comunidade interna e externa do IFRO, que poderá acompanhar a abertura e o encerramento pelo Youtube. Para a abertura do evento, não será necessária inscrição prévia para garantir a certificação, sendo apenas necessário assinar o formulário a ser disponibilizado no chat do Youtube durante a apresentação.

As demais palestras e o minicurso serão restritos à comunidade do IFRO (servidores e alunos), com participação mediante inscrição neste LINK, para ter direito ao acesso à sala on-line do evento e à certificação. “É necessário efetuar inscrição e assinatura das listas de chamada para obtenção do certificado de participação nas palestras e no minicurso”, relembram os organizadores.

Programação

 No dia 25/10 é a abertura (18h30), via Youtube do IFRO, com apresentação cultural: boas-vindas ao evento com literatura de cordel (Poeta Chico Bruno) e a palestra “Ler é uma questão de estratégias”, com Professora Dra. Andréia Oliveira (IFRO Campus Porto Velho Zona Norte).  

O dia 26/10 começa com a palestra “Repertório Sociocultural para a Redação do Enem: obras Modernistas”, com Professora Ma. Geovânia de Souza Andrade Maciel (IFRO Campus Ji-Paraná). Serão 80 vagas, às 9 horas no Google Meet.

De tarde, também com 80 vagas via Google Meet, às 15 horas, a palestra será “A literatura no processo de construção do conhecimento”, com o Professor Me. Carlos Sunigan (UNESC) e mediação da Professora Ma. Ingrid Letícia Menezes Barbosa. E de noite, às 19h15, ocorre o minicurso “Norma da ABNT 6023 – Referências – Elaboração, a ser ministrada pela Bibliotecária Me. Fernanda Cavalcante (IFRO Campus Cacoal). A transmissão será pelo Google Meet, com 80 vagas.

À tarde, do dia 27/10, a partir das 14 horas, no Google Meet com vagas para 80 pessoas, será ministrada a palestra “Literatura e Cinema: as dimensões da vida”, com a Professora Me. Melissa Velanga Moreira.

Já na noite de 27/10, às 18h30, o encerramento terá apresentação cultural do Grupo Musical do IFRO Campus Cacoal e Premiação do Concurso “Recomende um Livro”, com divulgação das fotografias e vídeos vencedores.

O evento conta com uma comissão organizadora composta pelas Coordenações de Biblioteca dos Campi Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Porto Velho Zona Norte e Porto Velho Calama, mais a participação de servidores de diversos campi.

Fonte: IFRO