Com previsão de chuva, nível do rio Madeira deve passar dos 4 metros em até dez dias em Porto Velho
Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Madeira, divulgado nesta segunda-feira (1°), diz que nível do rio tende a subir com as chuvas na região.

Por G1 RO
Publicado 02/11/2021
A A

Com a probabilidade de aumento das chuvas nas duas próximas semanas, o nível do rio Madeira tende a ficar elevado e fixo. É o que indica indica o Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Madeira, divulgado nesta segunda-feira (1°).

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o modelo hidrológico indica para uma possibilidade que o rio alcance níveis acima da cota de referência, de 4,0 metros, nos próximos dias dias.

A nível de 4,0 metros é também a cota de restrição para navegação. Enquanto o Madeira estiver neste nível, a Marinha pode estipular restrições para a navegação.

Na tarde desta segunda-feira, o nível do rio em Porto Velho era de 3,15 metros, segundo dados do CPRM

Chuva abaixo da média em outubro

Ainda segundo o Serviço Geológico, entre maio e outubro deste ano, a bacia do rio Madeira (considerada até a sessão de Porto Velho) acumulou um déficit de 79 mm de precipitação.

"Esse déficit, combinado com poucos dias de chuvas entre os meses de julho e setembro fez com que a vazante deste ano tivesse um ritmo bastante acelerado no período. Isso, por sua vez, fez com que o rio adentrasse a zona de atenção para mínimas de modo antecipado e persistente".

Ainda conforme aponta o boletim, a chuva abaixo da média em outubro pode explicar a lentidão da resposta do rio Madeira em retomar uma tendência ascendente.

No entanto, a previsão aponta para chuvas mais constantes e com intensidade crescente para os próximos 15 dias na bacia do Madeira e em Porto Velho.

Fonte: G1 RO