Rondoniense valoriza vice-campeonato em Brasileiro de triatlo infantil no Paraná
Menos de um minuto separou a triatleta da primeira colocação na sua idade

Por Ge RO
Publicado 30/11/2021
A A

A segunda colocação no Campeonato Brasileiro de Triatlo infantil realizado em Caiobá (PR) é tratado como vitória pela atleta Júlia Lins, de nove anos, da equipe Suasnegs, de Porto Velho. 42 segundos separou a rondoniense do título que foi conquistado por Olívia Testa, da ADTRISC (SC). A jovem afirmou em conversa com o ge.globo/ro que a competição serviu para que se testasse e entendesse seu potencial.

Eu não acredito que fiquei em segundo por tão pouco. Mas consegui me surpreender com meu desempenho. Estou muito feliz. Não esperava me destacar tanto assim — Júlia Lins.

Ao total, Júlia completou o percurso em 12m09s. Ao total, ela percorreu 200 metros de natação, três quilômetros de bicicleta e 1.500 metros de corrida. A vencedora da prova completou em 11m27s. Para realizar a prova, a rondoniense contou com uma bicicleta emprestada.

- Eu saí da água liderando. Sou uma boa nadadora. Eu me perdi um pouco na transição para as bikes. Uso óculos e eram muitas. Como a bicicleta era emprestada, botei uma marcha mais forte mas não consegui me aproximar. Ela também fez uma prova muito boa. Eles pode ter até minha idade, ser um pouquinho mais nova, mas não duvide. Eu amei muito essa prova – analisa.

Jorge Luiz, técnico da equipe, também fez uma análise da participação. Para ele, alguns fatores atrapalhados mas foram vencidos. Um deles foi a viagem, com muitas conexões e pouco tempo para descansar. Como a maioria das atletas eram da região, segundo Luiz, estavam mais descansadas.

-Teve a viagem. Não temos costume em treinar em mar. Não temos ajuda praticamente de ninguém, a não ser amigos mais próximos e familiares. Não tínhamos bikes adequadas (speed). Emprestamos uma bicicleta bem inferior (MTB) com tamanhos totalmente incompatível com o tamanho delas. E além disso, tiveram poucos minutos para treinar e se adaptar a elas. A garra e superação delas foram fantástico pois o mar se agitou muito no momento da prova – finaliza.

Ísis Cabreira também representou Rondônia. Aos 11 anos, ela obteve 23m44s para completar o percurso dentre da mesma faixa etária.

Fonte: Ge RO