Equipe da Seagri realiza visita técnica à CeasaMinas e busca referências de gestão para a implantação da Central de Abastecimento de Rondônia
Estrutura da CeasaMinas foi destacada e em Rondônia a medida vai proporcionar trabalho e renda para pequenos produtores

Publicado 12/12/2021
Atualizado 12/12/2021
A A

Uma equipe da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) visitou a Central de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com o objetivo de conhecer a estrutura, as atividades desenvolvidas no local, a forma de gestão, além de levantar as principais informações técnicas positivas e pontos de atenção para a implantação da Central de Abastecimento em Rondônia (Cearo).

Os profissionais rondonienses foram recepcionados por técnicos da CeasaMinas e tiveram a oportunidade de conhecer os locais de recebimento, distribuição e comercialização dos alimentos. “Participamos de várias reuniões com a equipe gestora da CeasaMinas, do setor de inteligência de mercado, infraestrutura, engenharia, informática, Mercado Livre do Produtor, setor de desburocratização e concessão. Estamos levantando os principais gargalos e pontos de atenção em relação a implantação da Cearo”, informou o técnico da Seagri, Thalles Gomes.

Foram três dias de visitas. No primeiro dia a equipe conheceu o Mercado Livre do Produtor (MLP) e a Central do Produtor, loja de comércio de diversas variedades de condimentos e castanhas, de variedades de batatas e cebolas e distribuição de frutas nacionais e importadas, além de participar de reuniões de apresentação da administração da CeasaMinas. No segundo dia, a equipe visitou o Sindicato dos Carregadores (Sindicar), a Cooperativa dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Minas Gerais (Coophemg), a Associação Comercial da Ceasa de Gerais, além de participar de várias reuniões de apresentação do departamento de Infraestrutura, técnico e Seção de Agroqualidade. No terceiro dia, visitaram Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros das Ceasas do Estado de Minas Gerais e, também, participaram de apresentações sofre o funcionamento do Departamento de Operações, da Seção de Informações de Mercado e sobre as licenças de operação.

“Estamos aqui representando o governador de Rondônia, Marcos Rocha e o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani. Essa nossa visita foi muito enriquecedora, estamos levando muitas novidades e a partir de agora nossa Cearo começa a se tornar uma realidade”, disse o técnico da Seagri, Elton Machado.

Para o secretário da Seagri, Evandro Padovani, a visita dos técnicos é de grande importância para buscar referências de gestão que serão incluídas no projeto que está sendo elaborado para a implantação da Cearo. “Nós estamos iniciando o projeto Cearo e precisamos de referências. Vamos nos reunir com a equipe após essa visita para fazer um relatório e destacar os pontos positivos e as dificuldades levantadas. Com essas informações vamos ajustar o projeto que está sendo construído. O local, onde será implantado o Cearo, já possui a área administrativa e o espaço da Pedra, para que os produtores possam ofertar seus produtos, principalmente para os atacadistas e supermercados. A Seagri está contratando uma empresa de consultoria que irá apresentar um modelo de gestão para a execução da Cearo. Queremos fazer da Central de Abastecimento de Rondônia, um dos mais modernos do Brasil”, explicou Padovani.

IMPLANTAÇÃO

A implantação da Central de Abastecimento de Rondônia (Cearo) visa reduzir a dependência externa de produtos hortifrutigranjeiros no Estado, estimular a produção de produtos com comercialização garantida e proporcionar trabalho e renda para pequenos produtores com ênfase na agricultura familiar. A Cearo será implantada na cidade de Porto Velho, no Distrito Industrial, estrategicamente localizada para atender o fluxo de mercadorias perecíveis e garantir mercado interno e externo para os pequenos e médios produtores rurais da região.

O projeto Cearo será dividido em três etapas:

Etapa I – estruturação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), agroindústrias e os permissionários participantes;

Etapa II – expansão da área dos permissionários e processo de Modelagem da Governança:

Etapa III –  construção e expansão da área construída com os entrepostos de pescado, carne, entre outros.

A Cearo vai compreender uma área total de 108 mil² que serão divididas nas seguintes etapas: etapa I cerca de 20 mil metros quadrados, etapa II com 22 mil metros e etapa III com mais de 65 mil metros. Para a implantação da Cearo, serão investidos, nos próximos três anos, um total de R$ 34 milhões nas III etapas.