No mês da conscientização sobre mortes no trânsito, Rondônia bate recorde de registros
Campanha "Maio Amarelo" alerta sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Publicado 19/05/2022
A A

Nove pessoas morreram somente nas primeiras semanas de maio em acidentes de trânsito registrados nas BRs que cortam Rondônia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), esta é a maior quantidade de mortes registradas por mês em 2022.

O mês é justamente o que faz alusão ao movimento do Maio Amarelo, criado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é alertar sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Até o momento, 20 acidentes graves foram registrados no estado, todos causados por "erros da conduta humana", segundo a PRF. As áreas de análise são as rodovias 364, 435, 319 e 425. Algumas das causas principais são:

  • Ausência de reação do condutor
  • Acessar a via sem observar a presença de outros veículos
  • Avanço em sinal vermelho
  • Estacionar em local proibido
  • Ultrapassagem indevida
  • Transitar na contramão

A corporação explica que os dados podem ser maiores que o relatado, isso porque os agentes têm um prazo de cinco dias para concluírem o relatório do acidente e ele ser contabilizado.

Um exemplo é um acidente que aconteceu na segunda-feira (16). Imagens gravadas por outro condutor mostram um veículo ziguezagueando na BR-364, momentos antes de bater de frente com uma carreta. O motorista não sobreviveu. Este caso ainda não foi contabilizado nos dados da PRF.

De acordo com o anuário divulgado pelo grupo, em 2021 foram registrados 1.417 acidentes em Rondônia. Nas ocorrências, 85 pessoas morreram, 1.185 ficaram levemente feridas e 424 se machucaram gravemente.

 

Fonte: G1/RO