Produtores de RO recebem capacitação do MAPA sobre doença que ataca bananeira
Doença afeta, principalmente, bananeiras que produzem os tipos Nanica, Terra, Prata e Maçã. Segundo o Ministério da Agricultura, praga já está presente na Colômbia e Peru.

Por Redação
Publicado 29/11/2022
A A

Produtores rurais e estudantes de Rondônia irão participar de uma capacitação promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que busca nivelar o conhecimento sobre a Fusariose da Bananeira, uma das doenças mais destrutivas da bananeira no mundo.

O evento acontece na terça-feira (29), a partir das 8h, na Embrapa Rondônia, BR-364, sentido Candeias do Jamari. Segundo o MAPA, o evento terá conteúdo teórico e prático.

A praga, que ataca bananeiras que produzem os tipos: Nanica, Terra, Prata e Maça, já foi constatada na Colômbia, em 2019 e no Peru, em 2021.

A capacitação é promovida em parceira com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Embrapa e Governo de Rondônia, mas já percorreu o Amazonas.

Fusariose da Bananeira
Considerada uma das doenças mais destrutivas da bananeira no mundo, a fusariose representa um perigo para toda a cadeia produtiva da banana por causa da ineficiência de medidas curativas e da ausência de variedades resistentes à doença.

Quando a praga chega ao solo, há dificuldade de remoção do fungo, o que inviabiliza o uso para outros cultivos.

O fungo causador da fusariose afeta as bananeiras ao penetrar pelas raízes da planta, atingindo o caule subterrâneo, as bainhas das folhas, colonizando e obstruindo os vasos condutores de seiva, impedindo a passagem de água e nutrientes para a parte aérea da bananeira.

Programação
8h - Abertura
8h30 - Palestra sobre a importância socioeconômica da banana em Rondônia
8h50 - Problemas fitossanitário e solução tecnológica (cultivares) para Rondônia
9h10 - Perguntas e discussões
9h30 - Identificação, sintomatologia, disseminação, controle e cuidados com a fusariose em bananeira
11h - Metodologia do livro ‘Diálogos para prevenção da raça 4 Tropical da fusariose em bananeiras’
12h - Perguntas e discussões
14h - Atividade prática com coleta de amostras para monitoramento da Raça 4 e outras pragas

Fonte: G1/RO