O mundo perde seu principal ícone do futebol, morre aos 82 anos o rei Pelé

Publicado 29/12/2022
Atualizado 29/12/2022
A A

Depois de trinta dia internado no Hospital Albert Einstein para tratamento de doença oncológica, devido a necessidade de uma reavaliação da terapia quimioterápica, o Rei do Futebol, o maior ícone brasileiro e mundial, batizado com o nome de Edson Arantes do Nascimento, mas simplesmente coroado como “Pelé”, não resistiu e foi a óbito nesta quinta-feira, 29 de dezembro.

O último boletim de saúde, divulgado pelo Hospital Albert Einstein na quarta-feira (21/12), Pelé tinha apresentado “progressão da doença oncológica” e requeria “maiores cuidados”. 

Edson Arantes do Nascimento ou simplesmente “Pelé”, nasceu no ano de 1940, era natural de uma pequena cidade mineira chamada Três Corações, e se tornou um dos maiores atletas mundial de todos os tempos. De origem simples, Pelé e a família se mudaram para Bauru, em São Paulo, quando o ex-jogador ainda era criança. Nesse período, o atleta ajudava a família trabalhando em lojas da região. Filho de jogador de futebol, Pelé aprendeu a praticar o esporte com o pai. Talentoso, começou a carreira ainda na infância jogando no infanto juvenil do Bauru Atlético Clube. 

Pelo fato de sua mãe, Dona Celeste não querer que seu filho fosse para uma cidade grande, seu treinador naquela época, sugeriu que o mesmo fosse para o Santos Futebol Clube, onde se transformou em astro. O holofote veio quando no primeiro jogo oficial do menino, marcasse dois gols contra o Corinthians, mas foi em 1957 após o torneio Rio-São Paulo quando foi convocado para a seleção, que o menino se tornou nacionalmente conhecido.

Em 1958, Pelé se destacou na partida do Santos contra o América. O desempenho rendeu a ele a alcunha de "rei", que o acompanha desde então. Já em 1974, Pelé realizou o último jogo pelo Santos. Durante a passagem no clube, conquistou diversos títulos e prêmios: foi bicampeão da Taça Libertadores da América, bicampeão mundial de interclubes, campeão da Taça de Prata, campeão da Taça Brasil (cinco vezes) e campeão do torneio Roberto Gomes Pedrosa/Rio-São Paulo (quatro vezes).

Pelé também vestiu a camisa de número 10 na seleção brasileira, que se tornou marca do jogador. Pelo desempenho que tinha em quadra, em 1962, já era considerado o melhor do mundo e em 1971 se aposentou da Seleção Brasileira. Na carreira Pelé fez 1.282 gols em 1.364 partidas, isso contabilizado pelo Santos Futebol Clube, mas ele afirmava ter feito 1.283 gols.