Força-Tarefa Realiza Inspeções em Lavouras de Cacau e Cupuaçu em Rondônia
A ação tem como objetivo prevenir a monilíase do cacaueiro, uma praga que pode ter impacto econômico significativo nas lavouras.

Publicado 15/06/2023
A A

Nesta semana, uma equipe técnica de uma agência de defesa sanitária agropecuária em Rondônia está realizando inspeções em lavouras de cacau e cupuaçu na região de Porto Velho. A iniciativa visa combater a monilíase do cacaueiro, uma praga causada por um fungo que afeta significativamente a produção desses frutos.

O coordenador do Programa de Vigilância e Controle de Pragas da agência destaca que o objetivo é certificar ao Ministério da Agricultura a ausência da doença no estado. A detecção precoce é crucial para conter a praga antes que se espalhe para outras regiões.

Além das inspeções, a força-tarefa também está orientando os moradores sobre medidas preventivas. É recomendado que os habitantes evitem trazer frutos, sementes e mudas de regiões onde a praga foi detectada.

Em anos anteriores, focos da doença foram encontrados em estados vizinhos, levando Rondônia a ser classificado em estado de emergência fitossanitária.

O governo do estado está investindo em treinamento e equipamento para estar preparado para agir emergencialmente caso a praga seja detectada.

A monilíase pode ser transmitida por vento, chuva, insetos e animais, mas também pelo homem, através de materiais contaminados como roupas, utensílios, sementes e frutos.