Pacheco comemora formatura de 56 novos policiais legislativos do Senado

Por Redação
Publicado 31/08/2023
A A

O Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, informou em Plenário ter participado nesta quarta-feira (30) da formatura de 56 novos policiais legislativos do Senado. Os novos policiais haviam sido aprovados no concurso da Casa em 2022 e passaram por um curso de formação. Para Pacheco, a Polícia Legislativa do Senado é um pilar fundamental para o funcionamento da casa e, consequentemente, da democracia:

— A atuação desses servidores na proteção do Poder Legislativo foi evidenciada durante os ataques ocorridos no dia 8 de janeiro desse ano, o que demonstrou a importância de seu trabalho. Os policiais tiveram reconhecimento da sociedade brasileira em razão da proteção de vidas humanas e da atuação para minimizar danos que poderiam ter sido muito maiores ao patrimônio público do Senado Federal.

De acordo com o presidente do Senado, os policiais legislativos mostram todos os dias sua capacidade, com a responsabilidade funcional de assegurar que o Congresso possa desempenhar suas funções de maneira independente e autônoma, característica fundamental do estado democrático de direito.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) se somou a Pacheco na homenagem. Para ele, ao defender as sedes dos Três Poderes, a Polícia Legislativa deu um exemplo de trabalho incansável, que merece todas as homenagens. Os policiais que atuaram no combate aos ataques antidemocráticos, na visão do parlamentar, deram uma demonstração de verdadeiro patriotismo, que deve ser seguida pelos novos colegas.

— Patriota de verdade é quem preserva a principal conquista que os brasileiros ao longo da história tiveram, e essa conquista é a democracia. A esses que estão se formando, a eles que estão entrando, que eles se inspirem sobretudo na heroica demonstração que a Polícia Legislativa desse senado deu no último 8 de janeiro