Resgate emocionante: Homem é encontrado após uma semana desaparecido em montanha de Rondônia
Operação conjunta enfrentou adversidades climáticas e contou com a astúcia de cão farejador e precisão de equipe aérea.

Publicado 03/10/2023
A A
Foto: Assessoria

Após sete longos dias desaparecido no ponto mais elevado de Rondônia, um homem de 64 anos foi resgatado em uma operação conjunta que reuniu o Corpo de Bombeiros e o Núcleo de Operações Aéreas. O cenário adverso de vento, chuva e descargas elétricas tornou o resgate ainda mais desafiador.

A aventura do idoso teve início quando, acompanhado de amigos, decidiu escalar a montanha. Entretanto, durante o retorno, ele se sentiu mal e não pôde continuar a jornada. Seus amigos, determinados a buscar ajuda, caminharam quatro dias até alcançar a cidade mais próxima.

Nesta operação de busca e salvamento, um destaque foi a habilidade de um cão farejador que, em meio à densa floresta, conseguiu localizar o homem desaparecido. Além do cão, um helicóptero foi essencial para o sucesso da missão. Devido à densidade da floresta e à altura das árvores, a equipe precisou ser estrategicamente desembarcada à margem de um rio.

Depois de três dias de buscas incessantes, a equipe teve o alívio de encontrar o homem em um refúgio improvisado. O desafio seguinte foi a aterrissagem do helicóptero em meio à mata fechada, exigindo que a equipe no solo abrisse uma clareira para garantir a segurança do procedimento.

Após o resgate bem-sucedido, o homem foi encaminhado à unidade de saúde mais próxima, recebendo os cuidados necessários e sendo, posteriormente, reunido com seus familiares.