CBF divulga ranking de federações e Rondônia ocupa penúltima colocação
Rondônia possui apenas 1.233 pontos e aparece a frente apenas do Amapá.

Por Redação
Publicado 20/12/2023
A A
Foto: Reprodução/Seringueiras Online

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, neste mês de dezembro, o ranking entre as federações que, por sua vez, serve  como um indicador de desempenho das federações estaduais de futebol no Brasil. Ele é calculado com base nos resultados dos clubes filiados em competições nacionais.

Neste novo levantamento, a entidade máxima do futebol brasileiro apontou a Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER), na 26ª posição, ou seja, em penúltimo lugar em um total de 27 federações estaduais - incluindo a Federação Brasiliense de Futebol (FBF). Rondônia possui apenas 1.233 pontos e aparece a frente apenas do Amapá com uma pequena diferença uma vez que a Federação Amapaense somou apenas 1.211.

Esse ranking é relevante pelos seguintes motivos:

  • Distribuição de vagas em competições: O desempenho das federações influencia na distribuição de vagas para os clubes em competições nacionais, como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Federações melhores colocadas podem garantir mais vagas para os clubes de seu estado.
  • Critérios para acesso e rebaixamento: Em alguns campeonatos estaduais, o ranking pode influenciar nos critérios de acesso e rebaixamento entre divisões, favorecendo ou desfavorecendo determinados clubes.
  • Peso político e administrativo: O ranking pode influenciar o prestígio das federações e, por consequência, o peso político e administrativo delas dentro da estrutura da CBF.

Basicamente, o ranking de federações da CBF serve como uma maneira de classificar e avaliar o desempenho das federações estaduais de futebol com base nos resultados dos clubes filiados em competições nacionais, afetando diretamente questões como vagas em torneios e critérios de competições estaduais.

Foto: Divulgação

Fonte: FFER