Sebrae RO promove o Seminário do Cacau dia 26 de março

Por Redação
Publicado 19/03/2024
A A
Foto: Divulgação

Trabalhando para promover a inovação e o empreendedorismo rural em todo o estado de Rondônia, o Sebrae realizará no dia 26 de março o Seminário do Cacau, em celebração ao Dia do Cacau. O seminário acontece na Associação Comercial de Jaru (ACIJ), entre às 9h e 13h, e está sendo organizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, por meio do Projeto Indicação Geográfica “Rondônia Cacau”.

O Sebrae, os parceiros institucionais e a representação dos produtores garantiram uma grande conquista para a cacauicultura do estado recentemente com o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) Rondônia para o produto Cacau em Amêndoas, na espécie Indicação de Procedência (IP), produzidos em uma área que contempla todos os 52 municípios do estado.

“O Cacau está em alta no mercado nacional e internacional e é muito importante que os produtores estejam preparados para produzir não só amêndoas para serem comercializadas como comodities, mas também amêndoas especiais para a produção de chocolates de qualidade e outros subprodutos. A inovação, as tecnologias e o conhecimento sobre o mercado precisam estar ao alcance do produtor" ressalta o diretor técnico do Sebrae em RO, Alessandro Crispim Macedo.

O diretor também reafirmou a missão do Sebrae em fortalecer o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios de Rondônia, na qual se insere o produtor de Cacau, que na maior parte é da Agricultura Familiar, e compõe umas das prioridades estratégicas.

O Seminário do Cacau terá o objetivo de manter os debates voltados à cacauicultura e promover o conhecimento em inovação, e mercado, além de proporcionar um espaço de troca de experiências e oportunidades de negócios. O evento tem como parceiros o Governo de Rondônia, IFRO, Embrapa, Sistema OCB/RO, Ceplac, Câmara Setorial do Cacau, Escola do Chocolate, RioTerra, Cacauron, Idadon, Emater, Senar, Seagri e Mapa.

“Após a recepção com um café da manhã, será realizada a cerimônia de abertura, seguindo-se a ministração de relevantes palestras voltadas à cadeia produtiva do Cacau. A programação do evento, contará com sorteios de brindes e ao final do Seminário será servido um almoço aos participantes”, destaca a gestora do Projeto de Indicação Geográfica, Marcileide Alves Zirondi.

Confira a programação e mais detalhes do Seminário do Cacau:

•Evento: Seminário do Cacau

•Data: 26 de março de 2024

•Local: ACIJ – Associação Comercial de Jaru

•Horário: 9h às 13h

•Link de Inscrição: sebrae.ro/seminariodocacau

- Programação:

•9h: Abertura e recepção dos participantes com café da manhã

•9h30: Palestra: “Sustentabilidade e Produtividade – Agentes de mudança do setor cacaueiro no Brasil”

•10h10: Palestra: “Monilíase: é preciso conhecer para combater”

•11h: Palestra: “Cacau de Rondônia – grande oportunidade”

•11h50: Homenagem ao mês da Mulher

•12h30: Sorteio de Brindes

•12h45: Encerramento com almoço

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Foto: Divulgação

Fonte: Sebrae/RO