Comissão debate cobertura de tratamento de pessoas com autismo pelos planos de saúde

Por Redação
Publicado 15/04/2024
A A

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados debate nesta quinta-feira (18) a cobertura de tratamento para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelos planos de saúde. A audiência pública foi solicitada pelo deputado Zé Vitor (PL-MG) e será realizada às 9h30, no plenário 7.

As pessoas com autismo podem apresentar dificuldades em diversas áreas, como linguagem, desenvolvimento motor, habilidades sociais e interesses restritos. O tratamento é multidisciplinar e envolve diversas áreas, como psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, entre outras.

"A cobertura dos planos de saúde para o tratamento do TEA é fundamental para garantir o acesso a um tratamento adequado e de qualidade para as pessoas com autismo. A falta de cobertura pode comprometer o desenvolvimento e a qualidade de vida dessas pessoas", defende Zé Vitor.

"Sem dúvida, ter a garantia da cobertura dos planos de saúde para as pessoas com autismo é uma questão de justiça social, por ampliar o acesso a um tratamento adequado e de qualidade", conclui.