Evento do Sebrae que aproxima empreendedores de investidores será on line
Universo das Startups é o público esperado

Publicado 18/06/2020
A A
FOTO: REPRODUÇÃO

O evento Capital Empreendedor em 2020 traz muitas novidades: novas ações, novo formato e muitos parceiros. Contará com a participação de investidores dos vários estágios do capital de risco: Aceleradora, Plataforma de Crowdfunding de Investimento, Investidor Anjo e Fundos de Investimento. Realizado desde 2018 mas de maneira presencial, este ano, em razão da pandemia provocada pelo coronavírus, será transmitido 100% on line.

O objetivo do Projeto é preparar os negócios inovadores para o momento de aproximação e negociação com investidores. Para que essa realidade se concretize de forma consistente foram estruturadas várias parcerias com players do ecossistema de investimento que contribuirão com a formação desses empreendedores, por meio de workshops, mentorias e rodadas de investimento.

Os resultados das duas primeiras edições da iniciativa, 2018 e 2019, já se mostram bastante significativos: 29 empresas já fizeram acordos de investimentos, que totalizaram R$ 20,8 milhões; 1.580 empresas sensibilizadas; 253 negócios capacitados e 180 empresas “mentoradas” nos temas negócio e comportamento. Foram beneficiados empreendedores de 12 estados, com 2.110 horas de capacitação e mentoria.

Para 2020, o objetivo do Sebrae é trabalhar junto a empresários de 9 estados (AM, ES, PB, PR, RO, RS, SC, SP e TO), sensibilizando 2.000 empresas e capacitando 300 negócios. A primeira fase será o Lançamento do Projeto que tem como público-alvo o ecossistema de inovação, pequenos negócios inovadores e startups atendidas em programas do Sebrae. Nessa etapa começa o processo de aproximação com os agentes do ecossistema de capital de risco nacional. No segundo momento, será realizado o “Workshop de Empreendedores”, no qual os empreendedores classificados para o projeto conhecerão os principais mecanismos de funcionamento e critérios de decisão de um investidor de risco. A mentoria é a terceira fase do projeto. A iniciativa vai orientar os empreendedores, classificados ao final da etapa do workshop de empreendedores, nos temas: Modelo de negócio; Comportamental; Growth, Produtos e Dados; Máquina de Vendas; Deck de Investimentos; Governança e de Internacionalização.  

Destacando que em 2020, as etapas de Lançamento, Workshop de Empreendedores e Mentorias serão totalmente online, atendendo à necessidade de segurança dos participantes diante dos riscos à saúde provocados pelo COVID 19.

A etapa final é o Circuito de Investimento, fase em que é realizado o encontro com investidores convidados. Este é um momento de networking com o propósito de aproximar empreendedores e investidores, e, ainda, estimular a geração de negócios entre as startups participantes. Ao final dessa fase, as empresas selecionadas estarão aptas a se apresentarem e negociar com potenciais investidores.

Para as empresas finalistas que forem selecionadas para o circuito de investimentos, em São Paulo, o atendimento será continuado no ano seguinte por meio de mentorias nos temas: Marketing; Comportamental; Analytics e Scale Up; Internacionalização; e, Jurídica, cujo objetivo é disponibilizar aos empreendedores mais ferramentas para uma gestão eficiente de seu negócio.

Importante destacar que em 2020, temos novidades interessantes para os pequenos negócios inovadores e para o ambiente de negócios nos estados. A primeira novidade é o aporte do Sebrae em Fundos de Investimento em Participação (FIPs), investindo 7 milhões no Fundo Brasil Central, gerido pela Cedro Capital, que tem atuação na região Centro-Oeste, Norte e parte de Minas Gerais. A outra grande novidade dessa edição é a realização da primeira capacitação de investidores-anjo, com execução do Sebrae Santa Catarina, em parceria com a Harvard Angels, uma capacitação totalmente voltada a experiências práticas, na qual os potenciais investidores terão a oportunidade de participar da mesa de decisão de investimento dos investidores associados à Harvard Angels.

 

Para Liliane Cougo, analista do Sebrae em Rondônia e coordenadora da ação no estado, “A pandemia acabou gerando uma aceleração de iniciativas voltadas para resolver muitas necessidades das pessoas e você que tem a sua Startup aproveite esta oportunidade, pois você estará diante, mesmo que a distância, dos melhores mentores e investidores”, avalia. Na edição de 2019, Rondônia teve uma empresa finalista que recebeu apoio de dois investidores – *Wake up Cobranças*. “ Nós sabíamos onde queríamos chegar, mas não sabíamos o caminho e com a participação no projeto, estamos chegando longe!”, vibram Matheus Torrente e Willian Torrente, idealizadores da startup rondoniense. Para participação no evento de lançamento do Capital Empreendedor é necessária inscrição prévia no site abaixo. Não há custos para participação no projeto

Serviço:

Lançamento Nacional do Projeto Capital Empreendedor (online)

Quando: 23 de junho

Horário: das 17h às 19h30

Onde: www.capitalempreendedor2020.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa