Polícia Militar inicia operação Paz no Trânsito para frear aumento de acidentes em todo Estado
Operação Paz no Trânsito está sendo desencadeada em todo Estado para frear aumento de acidentes

Publicado 30/10/2020
A A

As ações de combate à violência no trânsito foram reforçadas desde a noite de quinta-feira (29), com o início da operação Paz no Trânsito que será desencadeada ao longo dos próximos dias em todo o Estado. Todo o planejamento foi desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de Rondônia, com atuação direta do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). A medida foi tomada para frear os abusos cometidos no trânsito e, consequentemente, o considerado aumento de acidentes registrados nos últimos meses.

Com a evolução das Fases do Plano Todos Por Rondônia, publicado no decreto estadual que trata do estado de calamidade pública e flexibiliza o acesso às atividades ao público, houve um aumento no fluxo de veículos, bem como ocorrências envolvendo acidentes no trânsito.

Conforme detalhado pelo BPTran, tem-se percebido um aumento nos índices de acidente de trânsito com vítima, sendo que em setembro deste ano, chegaram a 172 solicitações de atendimentos. Para se ter uma ideia, somente em Porto Velho, antes de iniciar a fase de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, nos meses de janeiro, fevereiro, e março foram registrados pelo BPTran 220, 229 e 188 acidentes de trânsito, respectivamente. A queda no índice aconteceu consequentemente ao isolamento social atingindo 126 em abril; 137 em maio; e 125, no mês de junho. O aumento nas ocorrências foi iniciado em julho, com 153 ocorrências; em agosto, 166; e setembro, 172 ocorrências.

Conforme definido pelo comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito, major PM Diego Carvalho, todas as ações desencadeadas são direcionadas para a redução nos índices de acidentes. “Por esse motivo, o comando-geral da Polícia Militar de Rondônia determinou em todo o Estado a Operação Paz no Trânsito, que teve início na quinta-feira e será prolongada, com a realização de comandos de abordagens de trânsito, policiamento ostensivo motorizado, policiamento em barreiras e bloqueios policiais, especializados de trânsito, tudo com o objetivo de dar à sociedade o aumento da sensação de segurança no trânsito e prestar os serviços preventivos”, destacou o comandante do BPTran.

Segundo relatado pelo major PM Carvalho, as pessoas começaram a sair mais às ruas e, consequentemente há maior movimento em bares. A partir disso, a Policia Militar preocupada com esse índice que vem aumentando, mobilizou uma força tarefa para coibir o desrespeito no trânsito, bem como reduzir os índices de acidentes e minimizar as demandas de entradas de pessoas feridas em hospitais advindas de ocorrências relacionadas ao trânsito. Também está na mira da operação Paz no Trânsito a apreensão de armas, drogas, veículos produtos de crimes e captura de foragidos.

As medidas que estão sendo adotadas pelo BPTRan atendem ao definido pelo Governo de Rondônia no Plano Estratégico, mais precisamente no eixo Segurança Pública, que prevê a redução do índice de crimes violentos contra o patrimônio e de trânsito, a fim de tornar Rondônia o Estado mais seguro da região Norte.

Conforme definido no Plano Estratégico, as grandes estratégias que o Governo vem adotando visam atender as necessidades de segurança da população e atuam nas quatro principais etapas do fluxo do sistema estadual de segurança pública (inteligência, prevenção, coerção e reinserção social).

O comando-geral da Polícia Militar de Rondônia deixa claro que todas as ações e operações policiais desenvolvidas pela Polícia Militar devem ser norteadas pelos princípios fundamentais previstos na Constituição Federal, com especial atenção para o direito à vida, integridade física e dignidade da pessoa humana.