Foco da oficina da IDARON na Rondônia Rural Show Internacional foi sobre raiva e vaca louca

Por Redação
Publicado 23/05/2023
Atualizado 23/05/2023
A A
FOTO: Ji-Paraná Notícias

  Participando desta edição da Rondônia Rural Show Internacional a IDARON – Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia, teve seu foco voltado para a raiva e vaca louca, que apesar de não ter cura pode ser prevenido.

  Segundo o Médico Veterinário do Idaron, Juliano Silva dos Santos essas doenças são importantes em se tratando de saúde pública, já que os animais afetados por essas doenças podem trazer também prejuízos a saúde humana, e a prevenção é uma forma de controle da doença.

  Isso deve ser feito através de vacinação dos animais para evitar focos de raiva, ou mesmo, com a fiscalização e as inspeções nos frigoríficos de animais que chegam com algum sintoma nervoso, e caso seja constatado que algum animal esteja com esse sintoma, deve ser coletado o material para o diagnóstico em laboratório, e assim evitar o consumo humano caso seja positivo.

  Outro tipo de fiscalização é feita nos alimentos dos animais, sal mineração, ração, na silagem, etc., e esse é um papel do Idaron, que está vigilante e fazendo o acompanhamento. Bom saberem que existem dois tipos da doença da vaca louca: o atípico que acontece de forma natural que acontece em animais com idade mais avançadas e o risco é de 1 para cada 100 milhões de cabeças, e a doença típica da vaca louca que acontece pela ingestão de alimentos que possam estarem contaminados com proteínas de origem animal.

FOTO: Ji-Paraná Notícias