EMBRAPA comemora 50 anos da empresa na 10ª Rondônia Rural Show Internacional

Por Redação
Publicado 23/05/2023
A A
FOTO: Ji-Paraná Notícias

 A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, uma empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária está completando 50 anos da implantação da empresa no Brasil, e a comemoração está sendo feita na 10ª Rondônia Rural Show Internacional, e nada mais justo que essa comemoração seja no Estado de Rondônia, onde a empresa já realiza pesquisas há 48 anos.

  A empresa está realizando nesta terça feira, 23 de maio, um workshop (uma reunião de grupos de pessoas interessados em determinado projeto ou atividade) sobre tecnologias sustentáveis da Embrapa, quando será apresentada a empresa, falando das tecnologias que tem, e além da Embrapa Rondônia, estará presente também outras 5 unidades.

  Conforme dito pela Dra. Lúcia Wadt, que é  Engenheira Florestal  e Chefe Geral EMBRAPA RO, existem três campos experimentais da empresa, uma em Porto Velho, em Ouro Preto e o terceiro em Vilhena. O pesquisador da Embrapa Soja que é em Vilhena estará participando da palestra, mas foram convidados ainda para falar sobre a pesca e aqüicultura, sobre o gado de leite, além de outros assuntos.

  A Embrapa atua em Rondônia muito antes de se tornar Estado, pois desde sua concepção a empresa já trabalha essa questão de rede se espalhando pelo território nacional, na época uma inovação, que não existe em outros países um sistema de pesquisa igual ao nosso.

  Dentre as palestras que serão realizadas, pode se destacar a da Embrapa Tocantins, que traz uma pesquisa com o melhoramento da genética de algumas espécies, mas principalmente do tambaqui, um trabalho que é feito no gênese do peixe para que não se produza a espinha em forma de “Y” que faz com que as pessoas se engasguem, podendo a partir de então ser consumido por crianças com um pouco menos de cuidado.